Esta edição do  DFB Festival  2022 que trouxe o tema Ocupe seu Espaço, foi um sucesso Total ! Os experts  Claudio e Helena Silveira, mais uma vez  fizeram acontecer, neste que é o maior festival de moda autoral da América Latina. Evento realizado pela Artesanias do Ceará e apresentado pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal e pelo Governo do Estado do Ceará. Agradecimento à Enel, patrocínio Giga Mall e apoio da Prefeitura de Fortaleza, Sebrae, Cagece e Vicunha, e que  conta com o apoio institucional da Secretaria de Cultura (Secult/CE).

Os the best Claudio e Helena Silveira foto Tânia Müller

Montado em uma estrutura de 30.000 m² no Aterro da Praia de Iracema,  a Cidade Autoral apresentou duas passarelas gigantes, dois pavilhões com dezenas stands, coleções e expositores, arena de beach tennis, palco de 28 metros de altura e 100% reciclável, espaços kids e pet-friendly e áreas com grande diversidade gastronômica.

E nesta edição, a criatividade e a economia criativa dos fortalezenses ganharam destaque durante os desfiles, exposições e ações educativas. Na programação musical, o público assistiu a apresentações de atrações da eletrônica, rap e rock. O ciclo de formação deu continuidade a temáticas de inclusão social e ecossistema da moda. Ao todo, estima-se que mais de 30 mil fortalezenses circularam e prestigiaram o evento.

Em 2019, Fortaleza ganhou o título de Cidade Criativa do Design pela Unesco em virtude da edição presencial do DFB Festival no mesmo ano, quando mais de 3,6 mil postos de trabalho foram gerados e pelo menos 42 mil pessoas circularam pelo evento durante os quatros dias de programação.

 

Para Claudio Silveira, mente criativa do DFB Festival “Os dois últimos anos nos mostraram que nos momentos de maior desafio é onde conseguimos nos reinventar e superar as adversidades. Acredito que é esta mensagem a maior mensagem que o DFB 22 quer passar: desafios existem para serem superados. Esse é o motivo para quatro dias de intensa celebração, reencontros, sensação de esperança renovada e construção do maior DFB da história”, declara

Ao longo de quatro dias, o Dragão Pensando Moda (DPM) se transformou em um verdadeiro espaço de formação e troca de vivências. Promovido pelo Senac, a programação encerrou com destaque a moda contemporânea e seus desafios para inclusão e sustentabilidade na moda. No início da manhã, Dudu Bertholini, Itiana Pasetti e Adriana Tubino conduziram um workshop sobre o ecossistema da moda. Complementando a programação da tarde, o público assistiu a mesa redonda com Belly Palma, Denise Faertes, Lilyan Berlim e Eduardo Motta, grandes vozes do assunto, que compartilharam vivências e soluções criativas para construir marcas mais inclusivas no mercado.