Hoje a grife de luxo Panerai, fez coletiva com a presença do  CEO Jean Marc Pontroue , do embaixador e explorador Mike Horn  e Francesca Santoro, representante mundial da UNESCO, no Salão Watches & Wonders 2022,  feira de relógios de luxo,  que neste ano está em formato híbrido, e que termina no próximo dia  em 5 de abril, no Palexpo, em Genebra (Suiça)

Na pauta sustentabilidade, pois na  medida que a crise das mudanças climáticas torna-se uma realidade muito presente,  a relojoaria  de luxo amplia seus esforços para promover práticas sustentáveis, tanto em suas operações internas quanto por meio da divulgação externa e de iniciativas educacionais. “Como empresa, temos a responsabilidade de estarmos ativos e apoiarmos a necessidade urgente de mudar e ajudar a proteger nosso Planeta, capacitando todos a tomar medidas diretas para cuidar disso. Quanto mais trabalharmos juntos, melhor”, afirma o CEO Jean-Marc Pontroué.

Segundo o relatório anual do Morgan Stanley com a consultoria suíça LuxeConsult,  em 2021, o mercado global de relógios suíços movimentou 22,3 bilhões de francos em valor de exportações, O recorde anterior havia sido em 2014, com 22,25 bilhões de francos suíços. As exportações de relógios da Suíça cresceram 31,2% em 2021 em relação a 2020. O primeiro ano da pandemia foi bastante trágico para as manufaturas, porém este número também representa um aumento de 2,7% em relação a 2019. Este resultado global se deve principalmente ao aumento do preço médio dos relógios. Os consumidores buscam modelos mais caros.

divulgação Panerai

Panerai Ecologico é a estrutura que abrange todas as atividades de sustentabilidade na empresa categorizadas por cinco pilares: Desempenho nas Edificações, Processos, Produtos, Parcerias e Pessoas. O prédio que abriga as suas operações dá o tom para o cuidado com o meio ambiente através das práticas conscientes em seu interior. Trata-se de um edifício excepcionalmente moderno que segue os mais rigorosos padrões para reduzir a zero as emissões de dióxido de carbono através da implementação de diversos processos e o uso inteligente de recursos renováveis, ​​como o reaproveitamento de água da chuva (economia de 225 mil litros por ano) e 100% de energia hidrelétrica para abastecer o processo de fabricação.

A energia reciclada produzida por máquinas de compressão de ar proporciona energia para aquecer a água, foram instalados painéis solares para aproveitar a energia do sol (contribuindo com 15% para a potência do sistema de aquecimento) e 36 sensores geotérmicos e um bomba de calor foram instalados para manter a temperatura interna equilibrada sem usar eletricidade, evitando assim a queima de 65.000 litros de combustível por ano.

Membro do RJC desde 2012 e certificado COP (código de práticas) desde 2014, a Panerai está na vanguarda do desenvolvimento de materiais e   engenhosos processos, dando um passo além aos limites da reciclabilidade. eSteel™ é um metal de última geração obtido a partir de sucatas de aço reciclados pré consumo (até 95% ) provenientes de diferentes indústrias, em particular da indústria relojoeira suíça. Sua produção reduz significativamente as emissões de CO2.

A relojoaria  também aderiu à Watches & Jewellery Initiative 2030, um projeto lançado pela Cartier e Kering em cooperação com o Responsible Jewellery Council para desenvolver objetivos compartilhados de sustentabilidade para marcas globais de relógios e joias. Os integrantes da iniciativa se comprometem a diminuir as emissões de gases de efeito estufa, mantendo reduções consistentes de 1,5°C até 2030 e alcançando o Net Zero até 2050. Além disso, espera-se que as marcas participantes implementem 100% de energia renovável em todas as operações até 2025.

 

Criar relógios que despertem a imaginação é a pedra angular da marca. Panerai cumpre esse objetivo através de complicações sofisticadas e dos materiais aplicados em seu interior. No ano passado, a Panerai lançou o eLAB-ID™, um relógio conceitual que vai além dos limites de reciclabilidade em nossa  indústria. A marca não monopolizou detalhes em torno de sua componentes. Pelo contrário, a Panerai compartilhou informações sobre seus fornecedores e colaboradores, reconhecendo que toda a indústria relojoeira deve ter acesso aos mesmos materiais para ampliar as oportunidades para uma  relojoaria sustentável. Medidas mais ambientalmente conscientes estão por vir: até 2025, 30% das coleções serão desenhadas e produzidas com materiais reciclados.

 

Como Panerai é  uma marca cujo legado está intimamente ligado à exploração submarina, melhorar a saúde dos oceanos é fundamental, seu envolvimento com a situação do meio ambiente marinho  levou-a à uma parceria com o COI-UNESCO – Instituto Oceanográfico Intergovernamental Comissão da UNESCO – para desenvolver o programa Ocean Literacy, componente da ONU para a Decade of Ocean Science for Sustainable Development (2021-2030).

 

A colaboração de dois anos se concentrará na educação, ciência cidadã e envolvimento da indústria. Para abordar a questão da educação, a Panerai lançou uma campanha entre 100  universidades do mundo para esclarecer os alunos como uma marca de luxo, como Panerai, pode ser uma força para o bem do planeta, graças ao sério compromisso com a sustentabilidade. E o currículo demonstra o impacto positivo alcançado simplesmente envolvendo o maior número possível de pessoas em ações concretas.

Segundo Francesca Santoro, especialista em Programas do COI.  “Empresas como a Panerai podem ter um grande impacto sobre o meio ambiente, tanto mudando a forma como produzem bens, mas também convencendo o público da importância desses objetivos”

Para Pontroué “Uma série de ações empreendidas por indivíduos engajados pode colher resultados significativos em melhorias. Por isso, a Panerai incentiva seus funcionários a contribuirem em suas comunidades. Centrada nos pilares “Pessoas” e  “Do It Together” , a iniciativa  da Panerai é promover  a participação dos colaboradores em ações voluntárias,  organizando, por exemplo,  dias de coleta de plástico para contribuir com os esforços de limpeza dos oceanos”, diz

Paralelo a isso, a Panerai apoia a “Imibala, uma ONG educacional sul-africana cuja missão capacita os alunos para bolsas de estudos em uma perspectiva internacional.  Isso também facilitará lideranças de mentes abertas e transfronteiriça para superar as mudanças climáticas.