Comprei  um SUV híbrido plug-in BYD Song Plus DM-i,  da chinesa  Build Your Dreams, uma das maiores fabricantes de carros elétricos do mundo,  a montadora que em breve estará produzindo em Camaçari, no Brasil, combina neste SUV dois motores  um a combustão (gasolina) e outro elétrico. Ambos atuam de forma integrada, o que otimiza a eficiência, reduz as emissões do escapamento e oferece uma condução potente e suave ao mesmo tempo, reduzindo significativamente as emissões de gases poluentes e contribuindo para um ambiente mais limpo e sustentável.

foto Tânia Müller

O carro conta com tecnologia inteligente e soluções inovadoras, amplo espaço interno, o design exterior é dinâmico, luxuoso e desenvolvido com a inédita tecnologia super híbrida DM-i. Quase não apresenta ruídos ou vibrações devido ao isolamento acústico do capô dianteiro, que se assemelha a um “edredom” e contribui para a redução de ruídos. Isso o torna um híbrido com condução tão suave quanto um veículo 100% elétrico . Possui  uma central multimídia touch de 12,8 polegadas, que pode ser ajustada eletricamente. Além disso, o volante multifuncional incorpora comandos de áudio e tecnologias semiautônomas.

Trata-se de um dos modelos mais econômicos , apresentando autonomia de 38,4 km/l na cidade e 28,1 km/l na estrada. Vai de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 186 km/h, oferecendo torque suficiente para respostas rápidas em ultrapassagens e retomadas.

Só os bancos dianteiros são  ajustáveis eletricamente, e possuem funcionalidades de aquecimento e ventilação. Com 31 opções de cores para iluminação ambiente e um sistema de som de alta qualidade

A bateria Blade, é renomada por sua segurança e eficiência. Os modos de direção EV (elétrico) ou HEV (híbrido) estão disponíveis, juntamente com três estilos de direção: Eco, Normal e Sport.

O carro como é híbrido não tem o  mesmo problema de  encontrar estações de recarga rápidas, o que ocorre com os  veículos elétricos, como nos  postos de combustível tradicionais, especialmente em viagens longas ou em áreas rurais.  E já  sai  de fábrica com um cabo que pode ser conectado a uma tomada para efetuar a recarga.

Além de teto solar, possui faróis inteligentes em LED e as lanternas traseiras proporcionam uma iluminação excelente  e funcionalidade dinâmica . E   vem equipado com tecnologias avançadas visando a segurança e a comodidade dos ocupantes, como piloto automático adaptativo inteligente com Stop&Go, 6 airbags, assistente de permanência em faixa. O sensor de ponto cego e o reconhecimento de sinais de trânsito auxiliam o motorista durante a condução. Além disso, o veículo conta com o assistente de frenagem de emergência e o sistema eletrônico de estabilidade, reforçando a segurança nas mais diversas situações.

 

Apesar de ser um excelente custo benefício pelo que oferece, o que deixa a desejar é o pós venda. Como estão vendendo muito, as concessionárias não estão dando a devida atenção para a entrega do mesmo. O meu foi marcado para retirada às 11h da manhã. Cheguei minutos antes, e tive que esperar 1 hora para ser atendida.  Resultado, saí  de lá sem as devidas informações de como operar o veículo, leia-se : utilização das tecnologias que o carro oferece, e principalmente  de como carregar eletronicamente.

E quando se fala no acabamento dos bancos e laterais, a montadora oferece para esta SUV somente  uma opção de couro ecológico  em três cores : branco , cinza chumbo e ainda com pespontos laranjas. Um horror!  Tremenda falta de gosto, não oferecendo  como no  sedã  BYD Seal duas opções: clara e escura.  O consumidor se quiser comprar o carro, que mude.

A montadora, quando começar a produzir em Camaçari, na Bahia, deve fazer uma pesquisa de opinião sobre o gosto do brasileiro , em se tratando revestimento para bancos e laterais de portas, atendendo a demanda do segmento que sempre busca por inovação e versatilidade.

Importante: durante o período que fiquei aguardando para entrega do carro, vários compradores que também esperavam a entrega,  reclamaram  como eu, sobre os revestimentos. Fica a dica!