O 12º Concurso do Espumante Brasileiro, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) terá degustações nos dias 13 e 14 de outubro, no Dall’Onder SKI Garibaldi, na Capital Brasileira do Espumante.

A expectativa dos organizadores é superar o número da edição de 2019 que alcançou 376 amostras de 89 vinícolas de sete estados (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo). Mas, acima de tudo, seguir evoluindo na qualidade que não para de surpreender os jurados técnicos a cada edição. Prova disso, é que na edição passada, 125 espumantes foram premiados com notas superiores a 88 pontos. Destes, 14 conquistaram Grande Medalha de Ouro superando os 92 pontos.

O presidente da ABE, enólogo André Gasperin, destaca a importância de as vinícolas aproveitarem esta grande oportunidade para divulgarem e promoverem seus espumantes. “O Concurso do Espumante Brasileiro é uma janela para o mundo, expõe nossos melhores espumantes tanto no mercado interno, quanto externo, sendo referência de pesquisa para quem busca apreciar rótulos diferenciados”.

Seguindo normas internacionais regidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o concurso avalia espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis). Serão premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais.