Os volumes de serviços e de vendas no varejo cresceram em Minas Gerais nos primeiros sete meses do ano. Com resultados acima da média nacional, os serviços subiram 9,4% no acumulado do ano, mais do que o dobro do alcançado no Brasil. Já o comércio ampliado avançou 5,8% no período, ante 4,3% no país. Os dados constam no Boletim Econômico divulgado nesta sexta-feira (15/9) pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) com base nos resultados publicados pelo IBGE.

Nos serviços, as maiores altas no Estado foram no setor de informação, que cresceu 13,4%, e de transporte, com 11%. Já no varejo, destaca-se o segmento de combustíveis e lubrificantes (13,9%), que ajudou a compensar as quedas nas vendas de veículos e de materiais de construção.

Na avaliação do economista-chefe do BDMG, Izak Carlos Silva, o resultado de Minas Gerais está diretamente relacionado à renda, uma vez que segmentos que dependem de crédito, como o de veículos, não alcançaram desempenho positivo em função da alta taxa básica de juros. “Em Minas, temos melhores fundamentos do que no restante do país, como a taxa de desemprego de 5,8%, que aqui é menor, e o mercado de trabalho formal tem gerado proporcionalmente mais vagas no estado, entre outros fatores que incentivam o circuito gasto-renda e impulsionam as atividades”, analisa.