Presente no Brasil há mais de
uma década, a premiada Viña Ventisquero fechou 2014 ocupando a 5ª posição no
ranking de vinícolas chilenas no nosso mercado, onde registrou aumento de 53%
nas exportações. É o primeiro ano que o grupo ultrapassa o número de 100 mil
caixas de vinhos exportadas para o país, o que representa mais de um milhão e
duzentas mil garrafas.

O resultado demonstra a
solidez e consistência dos rótulos Ventisquero, uma ampla variedade de produtos
de alta qualidade, divididos entre as marcas Ventisquero, Ramirana e Tara, que
cobrem diversas faixas de preços, com vinhos mais acessíveis e outros de alta
gama, assinados pelo enólogo-chefe Felipe Tosso.

Os vinhos Ventisquero têm
ênfase na excelência. Inovadores, diferenciados e ‘com caráter’, convidam a
compartilhar e celebrar junto a rótulos top e exemplares para quem está
começando a se aventurar no mundo do vinho. É o caso das linhas Reserva e
Tantehue, com vinhos mais fáceis de apreciar e sabores e aromas frutados.

As linhas Grey e Queulat, provenientes
de terroirs criteriosamente selecionados, apresentam vinhos mais
complexos e altamente gastronômicos. Herú é um Pinot Noir premium
elaborado no Vale de Casablanca. Pangea, Vertice e Enclave são rótulos únicos e
de categoria ultrapremium elaborados em parceria com o premiado enólogo
australiano John Duval.

Ramirana nasce em um terroir
com uma origem específica, de lotes selecionados. Não só o seu aroma e sabor
são especiais, mas a sua vinificação e filtragem, que dão vida a vinhos
elegantes e complexos.

 
Tara é uma linha de produção
limitada que nasce no Deserto do Atacama, um lugar único no mundo. Três vinhos,
dois tintos – um com base em

Syrah e outro em Pinot Noir –
e um branco com base em Chardonnay, que provêm de um mesmo vinhedo localizado a
16 quilômetros do mar no Vale de Huasco. Uma aventura em que as explicações não
importam para abrir caminho à uma experiência de degustação incomparável, que
levou estes vinhos aos melhores restaurantes do mundo.
“Com essa gama de produtos, a
projeção do Grupo Ventisquero para 2015 é aumentar em 25% o faturamento de
todas as marcas”, diz José Miguel Montes, gerente geral da América Latina. Para
isso, a vinícola conta com uma ferramenta importante: os prêmios conquistados
por seus vinhos.
Acima de 90 pontos
São pontuações expressivas em
respeitados concursos e veículos ao redor do mundo, que demonstram a evolução
dos rótulos: Wine Advocate Robert Parker [93 pontos para Pangea 2006], Wine
Spectator [92 pontos para o Enclave 2010, 90 pontos para o Vertice 2008 e para
o Herú 2010 e 2011] e Decanter World Wine Awards [Medalha de Ouro para o Grey
Pinot Noir 2012].
Na América Latina, a 17ª
edição do Guia Descorchados conferiu, ainda, mais de 90 pontos a 28 rótulos do
grupo. A publicação indica os melhores vinhos do Chile, Argentina, Uruguai e
Brasil e é assinada pelo especialista Patrício Tapia, principal crítico de
vinhos sul-americanos.
Os vinhos Tara foram os mais
pontuados. Assinados pelo enólogo-chefe da vinícola, Felipe Tosso, os rótulos
Tara White Wine 1, mescla com base em Chardonnay, e Tara Red Wine 2, base em
Syrah, obtiveram 95 pontos na avaliação. O Pinot Noir Tara Red Wine 1 ficou com
92 pontos.
“Tara é produzido em meio à
paisagem mais seca do mundo. Nestes solos calcários, apostamos na criação de
vinhos de alta qualidade, com características únicas, e expandimos as
fronteiras do mapa vitivinícola do Chile’”, explica Tosso.