A vinícola chilena Concha y Toro investiu na transformação digital do controle da sua produção de vinhos do modelo tradicional para o inteligente com o uso da solução Smart Winery, que integra o conhecimento dos enólogos com dados operacionais e de sensores para tomar melhores decisões com base em dois modelos de Inteligência Artificial: um que prevê a qualidade futura do vinho e outra que prevê o fim do processo de maceração para otimizar a qualidade do vinho.

 

O principal desafio da vinícola, líder no setor com mais de 130 anos de história, se dá pelo complexo cenário em que atua, caracterizado principalmente pelas mudanças climáticas e seus impactos na sustentabilidade dos negócios. Os problemas que afetam a indústria do vinho são as mudanças na fenologia das culturas (parte da botânica que estuda as diferentes fases do crescimento e desenvolvimento das plantas), na qualidade das uvas e nas datas de maturação e colheita, bem como na estrutura de custos e na disponibilidade de recursos.

 

“O grande desafio do setor é se adaptar às mudanças climáticas, que resultam em safras cada vez mais incertas. Esse desafio tem consequências na produção e na qualidade, além de mais incerteza em torno do momento ideal da colheita. Como consequência, as vinícolas devem adaptar a logística de recebimento das uvas e a gestão da vinificação”, explica Ricardo Luna, do Centro de Pesquisa e Inovação da Concha y Toro.

 

Diante desse cenário, a adoção do Smart Winery para enologia de precisão ajuda a solucionar esses desafios. O Smart Winery é uma plataforma digital de gestão da qualidade das uvas e dos vinhos, apresentada aos enólogos como uma ferramenta para maximizar eficiência e produtividade na tomada de decisão sobre o processamento dos vinhos.

 

Essa plataforma única possui quatro módulos para cada processo de fermentação que permitem fazer o monitoramento on-line de temperatura, remontagem, densidade e previsão da qualidade potencial do vinho, graças a um simulador de enologia e a um modelo de aprendizado de máquina; e prescrição de receitas enológicas, com base na otimização e diagnóstico com base nos dados históricos das vinícolas.

 

Com essa solução da SAP, a Concha y Toro conseguiu otimizar a utilização das cubas durante o processo de fermentação – melhoria de 3,5 ciclos para 4,5 ciclos por cuba (um ciclo adicional de 32 cubas na sua adega na fazenda de Lourdes, no Vale do Maule, Chile) –, obter lucros em uvas processadas na colheita – adicional de 2,56 milhões de quilos de uvas com a capacidade existente – e economizar US$ 375 mil em custos de aquisição de tanques de fermentação.

 

“A plataforma Smart Winery foi transferida para produção em duas vinícolas da Concha y Toro: Lourdes e Lolol, que produzem vinhos premium e varietais, respectivamente. Isso se traduziu na digitalização dessas vinícolas, transformando os processos de vinificação e abrindo caminho para o desenvolvimento de novas ferramentas preditivas e relatórios automatizados de alto valor para os produtores de vinho. Além disso, esse processo envolveu uma mudança na cultura da empresa, destacando a abertura para mudanças pelas quais os funcionários da área de enologia passaram”, afirma Alvaro González, do Centro de Pesquisa e Inovação da Concha y Toro.

 

A BlueBoot, parceira premier para SAP Business Technology, líder em experiência do usuário, foi estratégica para essa implementação na Concha y Toro. Sua colaboração e assessoria permitiram a incorporação das soluções de forma adequada. “Os casos que nossos clientes e parceiros estão criando na América Latina são a prova de que a SAP é uma empresa inovadora que proporciona grandes transformações”, comenta Matheus Souza, diretor de Inovação da SAP América Latina e Caribe.