O movimento de passageiros nas viagens de ônibus pelo Estado de São Paulo aumentou 10,7%, entre os dias 23 e 26 de dezembro de 2022, na comparação com os dados observados no mesmo intervalo de 2019 –período anterior ao início da pandemia da covid-19. Ao todo, mais de 175 mil pessoas deixaram a capital, partindo dos terminais rodoviários do Jabaquara, Tietê e Barra Funda com destino a variadas regiões do estado.

 

Apenas na véspera de Natal de 2022, a demanda de passagens registrou um aumento de 30,18%, em relação ao volume registrado na mesma data de 2021. As informações são do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo (SETPESP), entidade que apura e analisa os dados fornecidos pela Socicam — consórcio responsável pela administração dos terminais rodoviários da capital paulista.

Segundo Gentil Zanovello, presidente do SETPESP, até o início  de dezembro, a previsão era alcançar um crescimento real de 8% no volume de passagens comercializadas. “Fomos surpreendidos positivamente neste momento de retomada do Turismo — um dos setores mais impactados pela pandemia da covid-19. E é importante observar que, em 2022, os dias 24 e 25 de dezembro se resumiram a um fim de semana — enquanto o período de festas dos anos anteriores foi mais prolongado.”