O XXI Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, um dos mais importantes  do calendário científico da especialidade,   acontece de 25 a 27 de agosto, o Transamérica Expo Center, em São Paulo . Durante o evento, congressista poderá aproveitar mais de 380 horas de atividades entre sessões interativas, top temas, debates informais, fóruns, apresentação de trabalhos científicos, recomendações SOGESP, entre muitas outras.

Infertilidade, transtornos sexuais, assistência à vítima de violência sexual, intercorrências clínicas na gestação, a importância do ginecologista no tratamento do câncer genital, reserva ovariana na fase reprodutiva, o papel do GO na infância e adolescência, aleitamento materno são alguns dos temas que permeiam a grade de 25 de agosto.

No segundo dia, 26, o tocoginecologista poderá conferir aulas sobre doenças mamárias, endometriose, prematuridade na gestação gemelar, prolapso uterino, medicina fetal, uroginecologia, a formação do especialista, além dos Fóruns de Valorização do Tocoginecologista, entre outros.

No encerramento, acontecerá o Fórum dos Representantes Credenciados, além de abordagens de tópicos como assistência pré-natal após cirurgia bariátrica, anticoncepção em situações especiais, ginecologia de consultório, Zika Vírus, cirurgias ginecológicas, apenas para citar alguns exemplos.

“Certamente este é o maior Congresso sulamericano da GO, o que só é possível em função da qualidade dos temas, ou seja, conseguimos oferecer aos colegas uma orientação prática de alto nível e, ao mesmo tempo, abordagens com qualidade incontestável. O resultado se traduz pelo número de trabalhos científicos inscritos, um recorde nesta edição”, elogia Paulo Giraldo, presidente da SOGESP.

A situação econômica do país sugeria a redução nas inscrições para o evento, mas toda a organização do Congresso foi surpreendida positivamente: foram 538 trabalhos submetidos, contra 427 em 2015. Assim, a expectativa é de que a participação seja maciça e significativa.

“Sabemos que o tocoginecologista em geral não produz estes trabalhos que, normalmente, são advindos das academias e universidades. Portanto, comemoramos a integração do viés universitário ao médico que atende em seu consultório. Além disso, a comissão julgadora é altamente rigorosa, o que inspira confiança e estímulo à produção de projetos de qualidade”, explica Giraldo.