Youcom, marca de moda com lifestyle jovem, do Grupo Renner S/A., pensou no primeiro mês de isolamento social tudo que havia planejado para a sua comunicação de 2020 para colocar no ar uma nova estratégia de conteúdo. Entendendo a delicadeza da situação, a marca deixou de lado seus esforços comerciais e focou em conversar com as pessoas sobre tudo que elas estavam sentindo nos primeiros momentos da quarentena.

Lugar Seguro

A ideia foi incentivar o seu público-alvo, os jovens, por meio do recurso de perguntas do Instagram Stories, a dividirem os seus sentimentos para que todos pudessem refletir sobre eles. O time de marketing da marca, junto com o laboratório de cocriação com o qual trabalham, o Youthlab, agrupou então as respostas enviadas pelo público em temáticas específicas, como ansiedade, esperança e saudade. Com esses temas definidos, em parceria com o estúdio de ilustração Hi Studio, a marca publicou nos seus principais canais uma série de ilustrações, todas com textos que demonstram empatia e apoio, abordando os sentimentos dos jovens por meio de um olhar transformador.

Autoconhecimento

Ilustrações inéditas foram compartilhadas com os seguidores da Youcom no primeiro mês de pandemia. O engajamento dos posts possibilitou o mapeamento de novas abordagens para os conteúdos seguintes, mostrando a importância de fomentar o diálogo entre marca e público, principalmente num momento de incertezas como esse.

Saudades