A Blinclass, estreou nesta última edição do DFB Festival 2023 , com  a Club 99.  Na passarela uma coleção pensada exclusivamente para  o evento,  ousada que embarca no estilo do homem moderno, cheio de atitude e praticidade,  uma fusão perfeita entre elegância atemporal e um toque de ousadia.  Os Bikers, os Runners e os Skaters estiveram ressaltando a prática de esportes urbanos que contribuem para nossa mobilidade e ainda sem agredir o meio ambiente.

Club 99 foto Roberta Braga

Club 99 foto Roberta Braga

Club 99 foto Roberta Braga

Impecável,  a coleção feita com matérias primas sustentáveis com certificação BCI para os algodões e tecidos desfibrados , e poliéster de  garrafa PET, feitas  com lavagens dos parceiros, com redução de até 80% de água e processos de tingimentos e estamparias feitas de forma digital ou a seco.   O Upcycling presente nas bolsas,  e blusões produzidos com tecidos exclusivos Crex, feitos com aparas e retalhos da própria fábrica,  reduzindo assim os resíduos sólidos .

 

Hendson Baltazar foto Roberta Braga

A menswear  contou com performance de Hendson Baltazar, modelo e personal trainer amputado, mixando  esporte e pegada urbana.

 

Detalhe de jaqueta feita com Crex, tecido com aparas e retalhos da própria fábrica.Foto Tânia Müller

Segundo diretor e o administrador de empresas Daniel  Gomes Soares Silva,  que é também presidente do Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas do Estado do Ceará -SindConfecções-CE- “Tudo começou com a minha mãe.  Durante seis anos tivemos só  atividade feminina, e nossa fábrica era no quintal  de casa.  Um dia nossa  fornecedora cansou e desistiu. Naquela época para complementar a renda, minha mãe também era atendente de uma clínica oftalmológica. Na necessidade, resolveu  contratar uma pessoa que sabia modelar e costurar,  assim começou a fazer as blusas bordadas. Em um dado momento, ela  teve dificuldade  de pagar as horas extras, e me chamou para ajudar . Eu  estava com 18 anos de idade, fazendo faculdade de  engenharia civil, que não terminei. Fui aprender o ofício, e amei o setor.  Pedi  para ela mudar o foco para moda masculina, pois achava mais fácil escalar a arte e desenvolver no que eu acreditava . Como ela era muito empreendedora, disse ok. Vamos! ”

O empresário Daniel Gomes Soares Silva, foto Tânia Müller

” Foi no ano de  1999, éramos só  três pessoas costurando camisas e hoje empregamos 250 pessoas, sendo 120 costureiras.Temos uma fabrica, 16 lojas  da Blinclass,,  e agora  estamos lançando o Club 99, uma  renovação para esta nova geração Z, de jovens , que são filhos da geração Blinclass,  Apostamos no nome diferente, numa coleção mais ousada E vimos que não tem mais Z ,X ou Y , é coisa de mente. Todos podem usar independente de qualquer coisa , ou idade.”afirmou

Hoje em roupa masculina do Ceará  a Blinclass é a mais lembrada com cerca de 30% de marketshare.  As lojas estão em Fortaleza, na região metropolitana  Paranacau , Parangaba, Joazeiro do Norte ,   e os parceiros de distribuição em  Mossoró, Natal, Recife, Feira de Santana, na Bahia. “Estamos abrindo agora em Salvador . Pulverizando o nordeste.  A gente sonha com São Paulo, sabemos que é um público exigente, e com a Club 99 , que é mais moderna, mais ousada, achamos que poderemos ter um mercado que está ávido por novidades. Depois da pandemia tudo ficou muito básico, parecido, acho que  agora vai haver uma busca por esta diferenciação”

 

Com a dificuldade de mão de obra, a empresa  garimpa pessoas  “ Temos que valorizar este pessoal  ser costureira  é difícil e sofrido, e pagamos um pouco mais . Precisamos ensinar  os jovens, tanto masculino como feminino  a empreender, para que possam  criar a sua própria marca ou oficina .Que façam um curso  de 03 até a 06 meses de costura , e hoje com a era da  terceirização, é muito fácil ter numa oficina  É um emprego certo, com uma renda certa. Não é  só uma costureira, é uma nova empreendedora que vai nascer”

 

Segundo o empresário no que diz respeito a sustentabilidade,  “Hoje a sustentabilidade é tudo. Pegamos este veio,  porque acreditamos no ecologicamente correto, assim como esta geração Z que só vai comprar  de empresa  preocupadas com o social , e nós queremos deixar o mundo  melhor para os meus filhos e netos . Vimos que tem jeito. Antes jogávamos tudo que era sobra fora, poluindo, hoje  virou matéria prima de   primeira qualidade , Viraram peças de luxo, verdadeiros objetos de desejo.” concluiu