A 6ª edição do concurso Prêmio Queijo Brasil , realizada  pela Comerqueijo e Prêmio Queijo Brasil, tem como  objetivo reconhecer e valorizar o produtor, além de estimular a melhoria da qualidade dos queijos, e será dividido em 4 etapas: prêmio, feira, palestras e desafio O Queijista. O concurso foi idealizado por Bruno Cabral, fundador da Comerqueijo, que afirma que, entre 2013 e 2014, a divulgação do queijo artesanal era mínima. “Senti uma necessidade muito grande de divulgar o queijo brasileiro para que todos pudessem colher benefícios. O Prêmio foi pensado para divulgar o produto queijo artesanal brasileiro como um todo, não para a promoção individual de uma pessoa. Foi pensado para valorizar toda a cadeia produtiva e comercial, favorecendo e fomentando a união do setor”.

 

A avaliação do concurso acontecerá no dia 6 de julho, e a premiação no dia 7, no Parque Vila Germânica, em Blumenau/SC. Paralela ao concurso, a feira de produtores está marcada de 7 a 9 de julho. A  edição do concurso está dividida em quatro etapas: prêmio, feira, palestras e desafio O Queijista.

A premiação ocorrerá durante dois dias, quando os jurados  irão avaliar a aparência dos queijos, interna e externa, aromas, textura em boca, sabor e equivalência ao Estilo. Os queijos concorrerão às medalhas de Ouro, Prata e Bronze.   A novidade deste ano será a Seleção Queijista: Entre os medalhistas de Ouro, serão escolhidos por um seleto grupo de jurados, os destaques da competição. Esses queijos receberão um troféu especial.

Durante as edições do Prêmio, já passaram pelo concurso jurados nacionais e internacionais, contando com presenças ilustres de especialistas de países como México, EUA, Chile e Itália. Também costumam participar jurados do Mapa, Anvisa, Secretaria de Agricultura, jornalistas e técnicos de alimentos, representando todo o território nacional. Podem participar do concurso todas as queijarias com qualquer tipo de registro sanitário SIM, SIE, SIF, SISBI e Selo Arte. A divulgação da premiação será no dia 7 de julho, em Blumenau/SC.

 

A 6ª edição da feira gastronômica de produtores, destinada  para negócios entre produtores, comerciantes ou restaurantes, é também uma oportunidade para aproximar o produtor dos consumidores, e.conta aproximadamente 30 queijarias participantes, além da presença de cerca de 15 estandes com marcas de produtos afins, como produtores de azeites de oliva, cafés, charcutarias, cervejas, vinhos, geleias, etc.   A feira funcionará de sexta a domingo a partir das 12h.

 

Este ano, o evento conta com   diversas palestras que trarão assuntos relevantes sobre o segmento queijeiro e gastronômico. Essa é uma das etapas mais importantes para a organização do evento, pois pretende ensinar sobre vários temas relacionados ao queijo para consumidores e interessados. A pretensão para esta edição é introduzir a gastronomia, envolvendo chefs de cozinha, bares e restaurantes para que possam oferecer refeições durante as palestras, além de compartilhar conhecimento.

Os ingressos  são gratuitos, mas precisam ser adquiridos através da inscrição no site da Sympla. Já para as oficinas, os ingressos custam a partir de R$45, e podem ser adquiridos através do mesmo endereço. Para quem quiser expor na feira, o contato pode ser feito pelo telefone/whatsapp (51) 99216-2431 ou através do e-mail premio@premioqueijobrasil.com.br. Adquira os ingressos clicando aqui: Feirapalestrasoficinas.