As férias escolares estão chegando, e  nada como viajar com a família. Por isso, tanto o destino como o roteiro devem ser cuidadosamente pensados e planejados para que todos consigam, de fato, se desligar da rotina diária de compromissos, relaxar e curtir ao máximo dias inesquecíveis de lazer junto aos seus.

E segundo a ATL , que   tem como  principal objetivo melhorar e incrementar a promoção de Lisboa como destino turístico ,  a cidade portuguesa desponta como a opção perfeita, atendendo às expectativas mais exigentes, com inúmeras atrações que agradam dos pequenos aos mais velhos, sempre mesclando a tradição com o que há de mais moderno, somado ao clima agradável do verão português e ao cenário convidativo a todos os membros do clã, inclusive os de quatro patas, já que a maioria de suas atrações é petfriendly.

Se há tempos, a combinação de pontos históricos, museus, alta gastronomia, bons vinhos e comércio de luxo, fazem de Lisboa uma das “queridinhas” entre os turistas brasileiros adultos, cada vez mais, a capital portuguesa vem ganhando a simpatia dos mais novos, com diversas opções voltadas especialmente para esse público.

Um exemplo disso é o Oceanário, um dos maiores aquários do mundo com mais de 8 mil animais marinhos, entre tubarões, lontras, pinguins, águas-vivas, estrelas-do-mar, etc. Situado no concorrido Parque das Nações, o espaço possui jardins charmosos, artes de rua e arquitetura moderna, além de abrigar o Pavilhão do Conhecimento, um museu interativo de ciência e tecnologia que estimula a exploração do mundo físico e a experimentação.

Outra parada obrigatória é no famoso bairro de Belém, onde os visitantes podem conhecer dois dos monumentos mais marcantes do País, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos, ambos reconhecidos como Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Além de saborear os legítimos pasteis de nata, o local também conta com o Museu da Marinha, que costuma impressionar os pequenos, com a exposição de balas de canhão, mapas, medalhas e armaduras, entre outros objetos antigos.

Pastéis de Belém foto Tânia Müller

Perto dali, no Palácio Nacional da Ajuda, encontra-se o Museu do Tesouro Real, que acabou de celebrar seu primeiro aniversário, dispondo de uma das mais raras e completas coleções de joias reais, compostas por insígnias e condecorações, moedas e peças de ourivesaria civil e religiosa, entre outras, expostas em um dos maiores cofres fortes do mundo.

No imenso rol de possibilidades, Lisboa ainda oferece o Jardim Zoológico com suas espécies de quatro patas e várias barbatanas; o “Hippotrip”, um trajeto por terra e mar a bordo de um veículo anfíbio e; e para quem gosta de passear nas alturas, uma viagem a bordo do teleférico sobre o Rio Tejo.

A poucos quilômetros do centro de Lisboa, destaca-se a diversidade de Sintra, Cascais, Ericeira, Mafra e Arrábida, onde se misturam história, romantismo, natureza e mar. As atrações que também merecem destaque nesse roteiro familiar são avistamento de golfinhos na Baía de Setúbal e a visita à “Tapada Nacional de Mafra”, um espaço de conservação da biodiversidade, lazer e de contemplação da natureza.

Entre julho e setembro, vale ainda a pena conferir os famosos festivais musicais  Nos Alive”, “CoolJazz”, “Super Bock Super Rock” e “Meo Kalorama”, entre muitos outros.