A 28ª edição do INSPIRAMAIS, que acontece até hoje, dia 12 de julho, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre, no Rio  Grande do Sul, abriu com a  presença de Silvana Dilly,  superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Gabriel Isaqson,  do Escritório Sul (RS, SC e PR) da ApexBrasil, Fernando Pimentel ,diretor superintendente, e presidente Emérito da ABIT, José Fernando Bello, presidente do CICB , Walter Rodrigues,  coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do INSPIRAMAIS, da diretora-executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri, e da deputada federal Any Ortiz.

Silvana Dilly foto Tania Muller

Presentes ao evento 150 expositores  de mais de mil materiais inovadores e sustentáveis, para as indústrias de calçados, móveis, vestuário bijuterias, que devem receber a visitação 7 mil compradores de todo o País e da América Latina, através do Projeto Comprador   O evento  é uma promoção da Assintecal em parceria com o CICB, Abit e Abimóvel ,  e realização  do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals , com a parceria do Sebrae Nacional, lançando   mais de mil materiais inovadores e sustentáveis para as indústrias de calçados, móveis, vestuário bijuterias  reunindo negócios e pautas sustentáveis no mesmo ambiente.   Para Silvana Dilly,  nesta edição temos compradores da Colômbia e México, que juntos, somam uma produção de quase meio milhão de pares por mês. “São grupos com grande potencial para negócios”,  disse

foto Tânia Muller

Além do potencial de negócios,  o salão conta com extensa programação de conteúdo, que destaca informações sobre moda, sustentabilidade e diversidade nas empresas. “estamos lançando, aqui no salão, o projeto Mulheres+, que busca aumentar ainda mais o empreendedorismo feminino na indústria da moda”, disse. O projeto, que englobará uma série de workshops, consultorias e assessorias para o desenvolvimento de lideranças femininas, é uma promoção conjunta da Assintecal, Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Abimóvel e Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) com apoio da Apex Brasil

 

Segundo Gabriel Isaqson, “este é um evento que mostra tudo o que queremos propagandear para o mundo: qualidade, inovação, sustentabilidade e trabalho em rede para a promoção comercial, qualificação e atração de investimentos internacionais. No ano passado, as mais de 900 empresas que fazem parte dos projetos apoiados pela Agência em parceria com as entidades realizadoras do salão (Assintecal, CICB, Abimóvel e Abit) somaram US$ 2,7 bilhões em exportações. “Este evento é  um dos mais bonitos apoiados pela ApexBrasil”, concluiu.

 

Walter Rodrigues,  destacou que o salão, mais uma vez, aponta direções para os fabricantes da indústria da moda. “Aqui, temos mais de mil materiais sendo lançados, frutos de uma pesquisa que contou com a participação de importantes criadores da moda brasileira”, disse, ressaltando que as novidades podem ser vistas logo na entrada do salão, no espaço Conexão INSPIRAMAIS.

Na ocasião  formam entregues certificados do Origem Sustentável para cinco empresas de componentes. O certificado de nível mais elevado, o Diamante (80% dos indicadores do programa atingidos), foi entregue para a Cipatex, enquanto o Prata (40% dos indicadores atingidos) foi entregue para a ITM, e o Bronze (20% dos indicadores atingidos) para a Filastic e Focal Têxtil. O Origem Sustentável é uma promoção conjunta da Assintecal e da Abicalçados, que hoje conta com mais de 100 empresas, entre certificadas ou em processo de certificação.