O  United States Department of Agriculture do Consulado Americano em São Paulo e a Global River fizeram um almoço de celebração de Thanksgiving, com seminário técnico do Comitê de Marketing de Cranberry dos EUA (CMC), especialmente criado para profissionais do Instituto de Artes Culinárias Le Cordon Bleu  , em São Paulo. A  apresentação das técnicas culinárias utilizadas na preparação do menu  by Alejandro Beltrán, chef colombiano da Gastronomy Solution – empresa focada em fornecer soluções gastronômicas e alimentares, baseando-se nas necessidades dos estabelecimentos do setor HRI (hotéis, restaurantes e instituições) e da expert  Diana Céspedes ,  engenheira de alimentos, especialista em qualidade, com experiência em gestão industrial de frutas e verduras. Ela é diretora de algumas plantas na Colômbia, incluindo Grupo CBC, VIVE Agro, PRESTO e Programa de  alimentação escolar, entre outros.

 

Chef Alejandro Beltrán foto Tânia Müller

A engenheira de alimentos Diana Céspedes foto Tânia Müller

A brigada do  Instituto de Artes Culinárias Le Cordon Bleu foto Tânia Müller

Na ocasião foram apresentados detalhes técnicos dos Cranberries dos EUA, desde sua produção e perfil nutricional, até aplicações e inovações de técnicas culinárias, como combinações de produtos químicos e ancestrais com os cranberries, em receitas doces, salgadas e bebidas.

 

Saboroso e versátil, o Cranberry americano, conhecido no Brasil como Arando, Airela e Oxicoco, traz inúmeros benefícios para a saúde e é ótima oportunidade como negócios para a indústria alimentícia.Nos últimos anos,  a superfruta tornou-se conhecida no Brasil não somente pelo seu agradável sabor, mas também pelas suas inúmeras propriedades benéficas para saúde, incluindo as grandes quantidades de vitaminas e antioxidante, e graças a esses benefícios, vem conquistando cada vez mais adeptos no nosso território.  A fruta é  tradicionalmente usada pelos americanos na preparação do molho que acompanha o peru assado, no famoso feriado de Dia de Ação de Graças. O que comprova sua raiz e importância na história americana.

 

São mais de 1.100 pequenos agricultores familiares que cultivam cranberries em toda a parte norte dos Estados Unidos, incluindo os estados de Wisconsin, Massachusetts, Oregon, Nova Jersey e Washington. Essas áreas oferecem as condições especiais que as cranberries requerem, incluindo solo arenoso, água doce abundante e um clima mais frio. A colheita de cranberries frescos é feita no meio do mês de setembro a novembro. Porém os sucos da fruta seco e em pó, estão disponíveis o ano todo.  Versátil, o produto pode ser consumido nas versões suco, seco, em pó ou em cápsulas. Sempre aliando o lado saudável e é facilmente incorporada em pratos salgados e doces.

Os cranberries secos são suculentos e saborosos, eles também são ricos em fibras, e são livres de gorduras saturadas e colesterol. Podem ser apreciados tanto como lanche, uma ótima opção para o lanche da tarde ou como ingrediente na cozinha, como em assados, aveia, e como complemento no café da manhã.

Já o suco é excelente fonte de vitaminas A, C, E e K, os antioxidantes encontrados  ajudam em diminuir inflamações, aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças cardíacas, ajuda na digestão e mantém a saúde do trato urinário.

No Brasil, o CMC possui representantes que ajudam a encontrar fornecedores de conexão e, também, organizam eventos educacionais e técnicos para desenvolver aplicativos com essa superfruta. Contato no Brasil pelo e-mail: uscranberries@riverglobal.net