Ubiracy A.Fonseca, vice-presidente da ABICAB- Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, recebeu ao lado do Chef Jefferson Rueda, do restaurante Attimo, em São Paulo, para uma degustação dos deuses, feita a base de chocolate gourmet. O menu ” Chef de Cozinha ” passa do courvet ao chocolate quente no final, com a ideia de aguçar o paladar com receitas inéditas todas feitas a base de chocolate – do almoço ao jantar- com um preço de R$180,00 por pessoa sem bebidas
” A ABICAB está sempre buscando novas alternativas e oportunidades, no sentido de estar incrementando a demanda do chocolate em si. A entidade coordena e representa todos principais fabricantes os chocolates no Brasil . O produto tem uma série de alternativas de utilização. Não só na sua forma tradicional , como tabletes, bombons, Ovos de Páscoa, mas também como bebida, cappuccino, achocolatados e quentes, etc. Nesta nova área , que estamos tentando divulgar e mostrar, que é este segmento do chocolates gourmet, em criações de pratos , com mais teor de cacau, que podem ser utilizados com pratos salgados,, convidamos o chef Jefferson Rueda , que é um chef conceituado e premiado , que tem uma vertente de criações, para criar o “Chef de Cozinha”, um menu dos deuses, com a participação do chocolate, que ficará este mês todo o restaurante. Este é o nosso primeiro movimento neste setor. Pretendemos repetir no 2º semestre e no ano que vem. Começamos por São Paulo e nada impede que façamos em outras estados também ” explicou
Ainda segundo o executivo, o chocolate premium dentro do contexto do chocolate como um todo significa para o mercado brasileiro 6% no total fabricado, que era a pouco tempo menos da metade . “É pouco, em relação ao total, porque o maior volume está no massivo, isto é , nos populares que atinge a população através dos supermercados em todo o território nacional. Já o gourmet é um produto semi- industrial, mais artesanal , com cacau de origem , com ingredientes diversos e diferenciados, com decorações específicas , bem utilizados para gifts . Dentro de nosso associados temos vários empresários que estão se especializando no segmento e, a ABICAB tem se esforçado para que haja um crescimento e um desenvolvimento nesta área. Há um público no Brasil que tem interesse de consumir este produto diferenciado “disse
Sobre a Páscoa estão fechando ainda números, mas todos os associados disseram que foi boa com objetivos atingidos” Observamos que o crescimento maior está neste segmento premium. A Páscoa como produto de linha normal, o desempenho foi de estabilidade”concluiu Ubiracy
Menu dos Deuses
Couvert : pães artesanais
Capuccino de abóbora com chocolate |
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