A  Accor, apesar das dificuldades enfrentadas pelo turismo no ano passado, setor  muito impactado pela pandemia, encerrou 2021 na América do Sul com um volume de negócios de 400 milhões de Euros e um RevPAR de (-42%) like for like comparado a 2019.

JO&JOE Rio de Janeiro, no Largo do Boticário

Segundo Thomas Dubaere, CEO Accor América do Sul..“Em 2021 foram abertos 22 novos hotéis na região, oferecendo ao mercado mais 3.737 quartos, além da assinatura de 14 contratos (2.100 quartos) mesmo diante do contexto delicado da crise de saúde global, o que demonstra a força das marcas Accor e a confiança dos investidores na nossa capacidade de gestão”, declara 

 A empresa possui hoje 65 mil quartos, um crescimento de 4,8% em relação a 2020, sendo 53 mil apenas no Brasil, para 2022,  estima abrir na América do Sul outros 25 hotéis, sendo 17 no Brasil e 8 nos países hispânicos, além de acelerar novos contratos no sistema de franquias. Países como Argentina, Chile, Colômbia e Peru, além do Brasil, continuam na mira da expansão da empresa, seja por meio de conversões ou greenfield. 

 

“A previsão é chegar a 700 hotéis em operação e pipeline até 2025”, completa o CEO da Accor na região, que atualmente tem 410 hotéis em operação, sendo 330 no Brasil e 81 hispânicos, incluindo um pipeline de 81 hotéis na América do Sul (sendo 58 no Brasil).

 

Para Abel Castro, vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Novos Negócios Accor América do Sul ,“Faltam dois anos para finalizarmos nossa estratégia de 42 mil quartos franqueados até 2024, projeto batizado como 42k24. Há 10 anos tínhamos apenas 12% de quartos franqueados, hoje temos 43% e até 2024 esperamos ter mais de 50%”, comenta

 

Além das franquias, outra estratégia da Accor em 2022 é ampliar o desenvolvimento em residências, aproveitando o portfólio das marcas fruto da joint venture com a Ennismore, como 21c, 25hours, Delano, JO&JOE, Mama Shelter, SLS, Tribe, entre outras. “Com essa transação com a Ennismore foi criada uma das empresas de hospitalidade e estilo de vida que mais cresce no mundo, incluindo marcas com narrativa criativa, design e experiências autênticas, além da riqueza de conhecimento da Accor em entrega de escala, crescimento de rede e distribuição”, complementa Abel.

O desenvolvimento de produtos WOJO, marca global de coworking da Accor, lançada no Brasil em 2021, surpreendeu a empresa pela excelente aceitação que, já no início de 2022, um ano após sua chegada no país, chegou à marca de 150 pontos de serviço, sendo 100 SPOTS — espaços de coworking com acesso gratuito ao Wi-fi nas áreas comuns dos hotéis (lobby, bares e restaurantes).

 

Ainda para o primeiro trimestre de 2022, planeja  abrir 50 novas unidades WOJO na Argentina, Colômbia, Chile e Peru. “Vamos ampliar a experiência do consumidor com base em pesquisas feitas para tornar os ambientes ainda mais ergonômicos, além de oferecer novas experiências e sites dedicados ao produto”, destaca Olivier Hick, COO das marcas midscale e econômicas da Accor no Brasil.