Com o tema FAO – Desafio 2050 – Como o Brasil muda esse jogo?”, Alan Bojanic ,engenheiro agrônomo e autor de mais de 20 publicações científicas sobre temas agropecuários, florestais e de economia agrária, fala dos desafios da agricultura, desperdício e alimentação no Brasil até 2050 , no II Workshop de FLV IV Gama,  que acontece no próximo dia 4 de agosto das 14hs às 15hs, e vai até o dia 6, no WZ Hotel em São Paulo, na Av Rebouças 900.

Bojanic é representante da FAO no Brasi, e aborda os entraves que dificultam o acesso a alimentos no Brasil, o desperdício na cadeia produtiva entre outros temas relevantes para a alimentação e nutrição no país. Segundo ele, as perdas de alimentos no mundo e no Brasil não devem ser tarefas só de governos, é uma missão de toda sociedade: “Devemos nós consumidores mudar atitudes de consumo, ter maior consciência da importância dos alimentos para a saúde, não é das tarefas mais fáceis, mas temos que perseguir este objetivo para diminuir o escandaloso quadro de perdas de alimentos no Brasil,” disse.

Por outro lado, aponta o especialista “gargalos de infraestrutura como, portos e rodovias eficientes, melhor malha ferroviária, vencer os desafios logísticos para distribuição são grandes desafios. Alguns problemas são de origem biológica e tecnológica, que podem persistir, mas muitos problemas de acesso a alimentos podem ser resolvidos com investimentos na infraestrutura para que o alimento realmente chegue a mesa de quem mais precisa,”

Para Bojanic eventos como o Workshop FLV IV Gama que comunicam ações que vão de encontro a uma alimentação saudável, são sempre muito bem vindos principalmente quando essas comunicações chegam aos jovens via web, os internautas que são grandes mobilizadores de mudanças,” aponta.

 

Roseane Bob, nutricionista, diretora técnica da VegQuality

Roseane Bob, nutricionista, diretora técnica da VegQuality

Segundo Roseane Bob, nutricionista, diretora técnica da VegQuality, os FLV surgem como parte importante da solução para equacionar as causas da obesidade e desnutrição, reduzir as perdas de frutas e hortaliças, que em alguns casos no Brasil, chega a 43% (alface) e 40% (banana), promover a alimentação saudável, fixar o homem no campo, gerar empregos e renda, agregar valor na produção agrícola, dentre outros benefícios.

Durante os 3 dias do evento serão evidenciados as frutas, verduras e legumes prontos para o consumo, os FLV IV GAMA como a Solução para Alimentação Saudável nos tempos modernos.