No mês de Conscientização da Catarata, pesquisa da  Alcon, líder global em cuidados com a visão e com mais de 75 anos de história e experiência, mostra papel da boa visão na qualidade de vida. Em um evento  no Unibes Cultural,  com a presença  de Fabio Almeida, Head da área de Negócios Cirúrgica e Country Manager Alcon Brasil, do médico oftalmologista Gabriel Gorgone, leia-se Einstein e Unicamp  e  Luiza Barros, Heard de Comunicação Brasil,  a empresa apresentou  e debateu os resultados da pesquisa global De Olho na Catarata – uma Pesquisa Alcon 2023 (Alcon Eye On Cataract Survey 2023).

Para Fabio Almeida, a recuperação da visão promovida pela cirurgia de catarata oferece uma oportunidade de mudança, melhorando a qualidade de vida dos brasileiros com mais de 50 anos “A cirurgia de catarata é um procedimento que deve ser considerado prioritário, especialmente para aqueles que querem levar uma vida saudável e ativa enquanto envelhecem. Com o aumento da população brasileira acima de 60 anos, devemos ampliar a conversa sobre catarata, informando sobre o procedimento e as opções de lentes, para que mais pessoas possam viver mais saudáveis e felizes em seus anos prateados”, disse o  head da área de negócios Cirúrgica e Country Manager Alcon Brasil.

Fabio Almeida foto Tânia Müller

 

O aparecimento da catarata é natural no processo de envelhecimento humano. Mas, apesar da importância dada à visão entre a população pesquisada, ainda há concepções desatualizadas sobre o procedimento.  Segundo Luiza Barros, a geração prateada no Brasil, isto é , 50 +, 93% querem aprender coisas, sendo a visão o segundo item mais importante para 89% dos brasileiros, perdendo só para memória. “A cirurgia da catarata dá um benefício imediato com maior independência dos óculos, dando maior qualidade de vida pós- cirúrgico” .  Para a executiva, a empresa tem feito várias frentes para elucidar o público, como o projeto Visão que Muda a Vida,  focado na conscientização de pacientes sobre a catarata e realizada com a participação de cirurgiões oftalmologistas, porém  há um  desconhecimento global  sobre o assunto , daí  a importância  da educação da população, e desta pesquisa  sobre a catarata, que é a principal causa de cegueira reversível no mundo.

A pesquisa De Olho na Catarata, realizada entre março e abril de 2023 no Brasil, bem como em outros nove países do mundo, teve como objetivo avaliar o entendimento e as percepções sobre catarata entre a população que está envelhecendo. A pesquisa ressalta a importância de se cuidar da visão, especialmente em relação ao conhecimento sobre a cirurgia de catarata, em busca do envelhecimento saudável. Isso está conectado ao conceito do pró- aging, movimento que vem se firmando com uma nova e engajada maneira de encarar o amadurecimento a fim de que aconteça com saúde. Os resultados são relevantes para a população brasileira, já que pesquisa do IBGE de 2021 apontou intenso crescimento na faixa da população acima dos 60 anos.

Gabriel Gorgone e Luiza Barros foto Tânia Müller

Participaram da investigação pacientes com mais de 50 anos, residentes no Brasil, em situação de pré e pós-cirurgia de catarata que receberam o diagnóstico nos últimos cinco anos, além de brasileiros acima de 50 anos que não foram diagnosticados com catarata e não foram submetidos à cirurgia. O s resultados revelam que a cirurgia de catarata pode dar aos pacientes a impressão de que sua visão voltou no tempo, com quase metade (47%) dos que passaram pela cirurgia concordando que se sentem com a visão de alguém mais jovem. Além disso, a visão é o segundo aspecto mais importante do envelhecimento (89%) para os brasileiros, junto à mobilidade (também 89%), ficando atrás da memória (90%) com diferença de apenas um ponto percentual.

Segundo o instituto, em dez anos, a parcela de pessoas a partir dessa faixa etária passou de 11,3% para 14,7% dos brasileiros. Em números absolutos, esse grupo passou de 22,3 milhões para 31,2 milhões, crescendo 39,8% no período  Quanto aos benefícios do tratamento, esses ficaram evidentes nos resultados da pesquisa: os pacientes pós-cirúrgicos concordam que tiveram uma melhora na qualidade de vida (78%) e na qualidade de visão (91%).

“A Alcon segue focada em investir em pesquisa clínica e inovações em produtos”, diz Almeida. “Os resultados da pesquisa são igualmente importantes pelo aspecto humano por destacar o impacto da tecnologia em lentes intraoculares, como as de correção de presbiopia”, conclui o executivo, ao citar o avanço do setor oftalmológico ao longo dos últimos anos. Afinal, ao discutir detalhes da cirurgia de catarata, quando o cristalino é substituído por lentes intraoculares, médicos oftalmologistas e pacientes podem optar pelo uso de lentes intraoculares de alta tecnologia que corrigem a um só tempo catarata e presbiopia (a famosa “vista cansada”),diminuindo em muitos casos a dependência de óculos. “A pesquisa mostra que, após a cirurgia, a porcentagem de pacientes que relataram dependência de óculos caiu de 81% (antes da cirurgia) para 53%”, comenta Almeida.
É necessário  informar melhor a população sobre a catarata O aparecimento da catarata é natural no processo de envelhecimento , porém ainda há concepções desatualizadas sobre o procedimento:
• 64% dos brasileiros ainda acreditam que terão que fazer uso de curativo após a cirurgia.
• 35% do público não sabe que a cirurgia de catarata é um procedimento indolor.
• 30% dos brasileiros 50+ não sabem que o tratamento é realizado por meio do implante de
lente intraocular.
• 40% dos brasileiros com mais de 50 anos ainda não sabem que podem escolher entre vários tipos de lentes intraoculares para atenderem às suas necessidades específicas.

O mês de junho é conhecido como o Mês da Conscientização sobre a Catarata em diversos países para estimular o debate sobre essa doença ocular. É comum que as pessoas com catarata pensem que os primeiros sintomas – visão embaçada ou nublada, cores desbotadas – sejam sinais naturais de envelhecimento e, por isso, deixam muitas vezes de buscar a orientação de um(a) médico(a) oftalmologista. Portanto, é importante que as pessoas com mais de 50 anos façam exames visuais anualmente com um especialista. Entender a progressão da doença, quando a cirurgia de catarata é necessária, como ela é realizada e quais lentes intraoculares estão disponíveis para cada caso em particular devem ser temas discutidos.