A Anapa – Associação Nacional dos Produtores de Alho, estará presente pela primeira vez como expositora no XVII Congresso Internacional de Nutrição Funcional, que acontece de 14 a 16 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca-SP ,reunindo mais de cinco mil nutricionistas e profissionais da saúde do Brasil e do exterior.  Na ocasião, a associação  lançará a Campanha “Alho Brasileiro – O melhor Alho do Mundo” em defesa do alho Nacional

O alho é um alimento usado amplamente no Brasil e para incentivar o consumidor brasileiro a reconhecer cada vez mais o alho nacional, a Anapa promove diversas ações no sentido de levar informações que destaque as características e sabor do alho brasileiro, e o Congresso será um desses fóruns de promoção da campanha.   A Argentina representa hoje, o maior volume de alho importando pelo Brasil, com 83,7% do total, seguido da China com 15,3% e outros mercados 1%.

Com dimensões continentais e grande variedade climática, o Brasil tem capacidade de produzir alho o ano inteiro. Em Minas Gerai e Goiás, o plantio ocorre entre março e maio, e a colheita inicia em meados de junho e segue até setembro. Já nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o plantio ocorre em junho e julho, e a colheita é realizada em novembro e dezembro. A safra de 2023 tem previsão de 20 milhões de caixas de 10kg e 16 mil hectares, distribuídos : Cerrado com 13.300 hectares, região sul com 2.200 hectares e outros com 500 hectares. O Brasil soma 41 mil propriedades de alho, sendo 87% agricultores familiares.

 

Tempero marcante e extremamente saboroso, o alho brasileiro dá um toque especial aos pratos preparados no dia a dia até as receitas mais elaboradas da alta gastronomia.  A cor roxa, os dentes maiores, a textura macia, o aroma intenso e o rendimento superior são as principais características que tornam o produto brasileiro diferente de seus concorrentes estrangeiros. O alho roxo no nosso país, tem uma concentração maior de alicina, substância responsável por suas propriedades funcionais, sabor, cheiro e maior poder medicinal, além de ser rico em zinco e selênio, minerais que fortalecem o organismo.

De acordo com a Nutricionista Clínica Funcional Dra. Natália Colombo, Diretora da Clínica NCNutre, em São Paulo, o alho tem dois principais ativos muito importantes para a saúde, a alicina e aliina,  principalmente a alicina que é um dos compostos bioativos presentes no alho, tem uma série de propriedades tanto imunológicas como vasculares também, consegue modular os níveis de colesterol, age como um protetor cardiovascular importante, atua contra as doenças crônicas de uma forma em geral, pois possui potenciais antioxidantes muito elevado. Além disso, tem uma função anti-inflamatória e antioxidante super importante o que contribui para o controle da pressão arterial.

 

Segundo  a nutricionista, existe uma maneira  correta de preparo para obter todos esses benefícios. A recomendação é:” Para a alicina para ter esse efeito, ela precisa ser ativada, são estratégias para conseguirmos potencializar e biodisponibilizarmos a alicina do alho. Amassar ou cortar o alho e deixar ele em repouso de 5 a 10 minutos antes de ser utilizado faz com que os compostos benéficos sejam mais biodisponíveis, ou seja, faz com que o alho tenha mais benefícios. Quanto mais próximo de cru, maiores os benefícios.  Se refogar, utilize uma quantidade pequena de gordura (azeite) e não deixe aquecer muito (não queimar), no máximo 1 a 2 minutos.  A dica é fazer o refogado com alho normal e acrescentar o alho macerado no final da preparação , assim ele não vai aquecer muito e você consegue aproveitar mais de tudo o que ele tem para oferecer.