O lançamento do Minas Trend Kids – Baby e Teensnovo projeto encampado pela FIEMG, por meio da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da e do Sindivest-MG para integrar a feira -, realizado na quarta-feira, 25 de outubro, no Grande Teatro do Minascentro, foi uma amostragem do poder, força e criatividade das empresas voltadas para esse público.

Tão logo a novidade foi anunciada, os empresários de diferentes regiões do país se movimentaram para conhecer de perto as novas possibilidades de negócios, materializada no desfile de ontem, que contou com a produção executiva da Top Agency.

Especializada no segmento, além de comandar o maior casting de modelos mirins de Belo Horizonte, a agência produz vários eventos relacionados com a moda para bebês, crianças e adolescentes e se tornou conhecida pelos cenários lúdicos encantadores que constrói para esses momentos. Entre os apoios, o projeto contou com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte via Belotur e da CDL/BH – Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte.

O que se viu na passarela em termos de moda foi uma diversidade de estilos para meninas e meninos, começando pelos looks românticos, passando pelo streetwear e culminando com a glamourosa roupa de festa. O que vale como inspiração para os adultos, está presente nas coleções das marcas participantes do desfile. Cores da estação, metalizados, brilhos, pelos, matelassados, estampas pequenas e gigantes, pincelados, tie dye, logos, transparências veladas, se unem em um grande mosaico para que crianças se vistam com personalidade. Esse foi o tema da palestra ministrada por Bárbara Chiré, especialista em pesquisa de tendências, branding e comportamento, durante o intervalo entre os dois blocos de desfiles da noite. Logo no início, a plateia ficou encantada pela simpatia da influencer mirim, Juju Penido, que apresentou oficialmente o projeto, “uma demanda da indústria de moda de todo o país”, dividindo o palco com o também apresentador Elias Santos.

O lançamento contou com a presença do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, que considerou a iniciativa como uma nova etapa do Minas Trend, até então voltado para o público adulto, chamando a atenção para o fato que o setor infantojuvenil apresenta um crescimento considerável de 6% ao ano.

“As crianças estão sempre crescendo e, por isto, o segmento oferece novas e boas oportunidades de negócios”, salientou, lembrando que a ideia de encampá-lo se deve aos presidentes dos sindicatos setoriais, Rogério Vasconcelos, do Sindivest-MG, e Mariângela Miranda Marcon, do Sindivest-Juiz de Fora e também presidente da Câmara da Indústria da Moda da FIEMG. “Eles acreditaram na proposta e foram incansáveis para colocá-la de pé. Esse é o primeiro movimento nessa direção”, frisou, agradecendo o envolvimento de outras instituições como a prefeitura e a CDL/BH, na construção do Baby e Kids.

Para Taciana Teodoro, diretora da Top Agency, esse também é o início da realização de um sonho de ver o setor que abraçou para trabalhar, há quase 25 anos, ganhar a visibilidade que merece. “Belo Horizonte já foi um importante polo de confecções infantojuvenil nos anos 1990, uma referência em todo o Brasil e Minas Gerais tem uma indústria potente na área, em regiões do interior, como Divinópolis, Araújos, Governador Valadares, entre outras cidades mais importantes”, destaca. Várias empresas se tornaram grupos, com até 3 marcas, que atendem do bebê aos teenagers.

Presente no desfile, Regina Chiari, veterana no ramo, é representante comercial da Precoce, de Governador Valadares, e da Ceci moda praia, e recebe a iniciativa com entusiasmo. “Atuo há vários anos na área e ela é muito próspera em termos de negócios”, observa.

A diretora de estilo e proprietária da Pituchinhus, Mari Parigliarini, veio do Rio Grande do Sul para conhecer de perto os detalhes do novo evento. Sob o slogan “Grife para Princesas”, a marca, fundada em 1993, tinha como conceito criar roupas que evocassem contos de fadas. “A motivação foi minha filha, percebi que não havia no mercado roupas que espelhassem como eu queria vesti-la”, pontua. Na concepção da Pituchinhus, a união de tecidos, adornos, cores e formas preservam a aura romântica e sonhadora para meninas curtirem momentos inesquecíveis da infância.

O Minas Trend Kids – Baby e Teens é uma realização da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG e do Sindivest-MG, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e produção executiva da Top Agency.