Bariloche, no final de outubro,  conquistou o prêmio  World Travel Awards, que reconhece as melhores iniciativas de turismo ao redor do mundo. A Argentina recebeu a honraria de melhor destino da América do Sul e, no país, a cidade escolhida como a mais atraente por profissionais do setor e viajantes foi Bariloche.

Além das atrações naturais que encantam os turistas na região, a cidade também é conhecida pela promoção de eventos internacionais. Neste mês de novembro, durante dez dias, Bariloche, será palco do festival de arte cênica mais importante da região da Patagônia, o Nevadas Escenicas. O evento acontece entre os dias 19 e 28, no Teatro La Baita.

foto divulgação

A 8ª edição do espetáculo incorporará dança, circo, performance, teatro de objetos e músicas, com apresentações de obras teatrais nacionais e internacionais, além de concerto ao vivo, oficinas e aulas ministradas por especialistas. A entrada para o festival é gratuita.

Segundo o  Diego Piquin , diretor executivo da Emprotur, entidade de fomento ao turismo de Bariloche, o Nevadas Escenicas costuma atrair tanto os moradores da cidade quanto turistas, que se encantam com as apresentações realizadas. “Como no ano passado não foi realizada a edição do festival, há expectativa de que as apresentações movimentem a cidade, assim como esperamos que as festividades natalinas sejam apreciadas com entusiasmo pelos nossos turistas. Com a abertura gradual das fronteiras, os viajantes agora podem aproveitar tanto as belezas naturais de Bariloche quanto desfrutar dos eventos que estamos programando para os próximos meses”, ressalta Piquin.

Serão 17 peças teatrais, incluindo de grupos do Chile, Uruguai, Paraguai e Dinamarca. Atores nacionais, como de Buenos Aires, San Juan, Córdoba e Entre Rios, também farão parte do evento. O espetáculo terá dez apresentações ao vivo, com atrações musicais espalhadas também por diferentes espaços de Bariloche.

O evento terá  palestras, fóruns e aulas dirigidas a produtores, gestores, artistas e programadores internacionais. Ainda ocorrerá a apresentação de um catálogo virtual com projetos selecionados para o Mercado de Indústrias Culturais da Argentina. A maioria das atividades está prevista para acontecer de forma presencial, embora o formato virtual também seja adotado para aqueles que preferem acompanhar remotamente