De olho na retomada mais expressiva que o setor de turismo projeta para este ano, o Beach Park, com localização em Aquiraz, a apenas 20 minutos da capital cearense, e a UNIKE Technologies, startup do tipo FricTech que utiliza tecnologias como inteligência artificial, visão computacional, autenticação por meio de biometrias, para melhorar as experiências das pessoas em diversas jornadas do dia a dia, se unem para implementar uma solução que utiliza, entre outras tecnologias, o reconhecimento facial para processos de consumo e pagamentos no parque aquático, eleito o melhor da América Latina (Tripadvisor 2020).

A iniciativa proporciona uma experiência única e inovadora aos visitantes, com cadastro biométrico na entrada do parque e acesso ao cartão de consumo digital, para transações financeiras, que pode ser adquirido nos ATMs do Beach Park e check-ins na reserva dos resorts, a partir de um convite digital que o cliente recebe por SMS e WhatsApp para realizar o autocadastro.

 

De acordo com André Barretto, CEO da UNIKE Technologies, com a solução as pessoas terão o acesso ao parque simplificado e automatizado, de forma mais eficiente e segura, além de também trazer agilidade em processos internos sem a necessidade de contato físico com dispositivos de pagamento e até mesmo com funcionários do local. “Para uma retomada mais segura e ágil, o setor de turismo precisa encontrar novas formas de interação com as pessoas. A tecnologia ‘frictionless’ com o uso de reconhecimento facial, além de não armazenar imagens, é a maneira mais eficaz de agilizar processos e conter possíveis contágios, tudo isso oferecendo uma melhor experiência para os consumidores”, explica Barretto.

 

Seguindo as normas sanitárias, o parque aquático do Beach Park está operando com a capacidade de 60% dos visitantes e disponibiliza o pagamento facial em todas as suas dependências de consumo internas como Beach Burger, Natureba, Wave Bar e Acqua Mix. Cada cliente pode comandar o consumo apenas se posicionando em frente a um dos terminais de atendimento onde já existe uma câmera, que faz o reconhecimento dos previamente cadastrados, e cujo sistema já está integrado com sistema de consumo do parque e instituições financeiras.

 

Segundo Paulo Menezes, diretor de operações do Beach Park, é possível utilizar o recurso com uma única conta de consumo de maneira descentralizada entre a família, usando o reconhecimento facial dos membros na hora do pagamento nos pontos de venda de alimentos e bebidas e nos autoatendimentos do parque. “Nosso negócio é movido a inovação e estamos sempre buscando melhorar a experiência do nosso consumidor. Essa tecnologia vai proporcionar maior comodidade para o público, garantindo que ele possa consumir a qualquer momento, sem a necessidade de apresentação de cartão físico e de forma segura”, completa Menezes.

 

O complexo Beach Park é certificado pelos selos “Turista Protegido”, do Ministério do Turismo, e pelo selo “Safe Travels”, concedido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).