Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, Belo Horizonte ganha mais uma novidade na área, a partir desta sexta-feira, 1 de setembro: o Montê Bar.  A nova casa, que tem como sócios Pedro Lobo, Aline Prado e Elam Moura, e  fica em um icônico edifício do centro da cidade, o Cento e Quatro, próximo à Praça da Estação. O objetivo do trio é proporcionar o melhor dos nossos bares: hospitalidade, mineiridade, comida e bebida descomplicadas, atendimento de primeira e música boa, além de estar ao lado de um maiores cartões postais de Belo Horizonte.

Elam Moura, Pedro Lobo e Aline Prado foto Francisco Dumont

O menu da casa, assinado pelo chef Victor Hugo Mello Zuliani – com passagem pelo Nicolau Bar da Esquina -, promete ser descomplicado, exaltando clássicos da cozinha regional, com pratos autênticos e petiscos de boteco, tudo com uma pitada de sofisticação, mas sem chiliques.

Outro grande destaque  é a carta de coquetéis, que permite um passeio por toda a cena da mixologia belo-horizontina, com uma seleção de drinks famosos de bares que dão ainda mais vida ao centro da cidade. Com assinatura de Felipe Brasil, além de coquetéis autorais da casa, será possível experimentar sucessos de locais como Bar Palito, Lamparina, Moema, Margô Drinkeria, Olga Nur, entre outros e até dar um pulinho no Uai Thai de Tiradentes.

“Estamos muito animados em levar para o centro de BH uma casa descontraída e descomplicada, mas que oferece um serviço de primeira para quem gosta de curtir um ambiente mais informal sem deixar de lado o bom atendimento”, comemora Pedro Lobo. “O Montê busca resgatar (e criar novas) memórias afetivas. Seja através das nossas paredes, na nossa calçada, dividindo a mesa com amigos ou na pistinha”, completa o empresário, que também é sócio de renomados estabelecimentos na cidade, como o Tatu Bola, na Savassi, e o Nino Cucina, com previsão de abertura ainda este ano, no Lourdes.

Acompanhando uma tendência mundial, “nos últimos anos o centro de Belo Horizonte vem sendo reocupado e ganhando ainda mais vida com bares e restaurantes que valorizam a gastronomia popular e a cultura da cidade, e chamam a atenção não só de moradores, como de turistas”, aposta a sócia do Montê, Aline Prado, que está a frente também da agência Bauhaus. O movimento começou com a revitalização do Mercado Novo, mais recentemente, da Galeria São Vicente, na Praça Raul Soares, e dos rooftops na região da Praça Sete, entre eles o Eleven, empreendimento de Elam Moura, o outro sócio do bar. “A oportunidade de ocupar o Cento e Quatro é um privilégio que não podíamos deixar passar batido”, conta ele. “Este edifício, que remonta à construção de BH, é simbólico e por anos foi a porta de entrada da capital. Sinônimo de vanguarda, de coletivo e de boemia, que queremos retomar com este novo projeto”, promete Elam Moura.

O Montê Bar vai funcionar de quarta-feira a domingo, a partir das 17h30, com programação musical diária, com cobrança de couvert. O espaço tem capacidade para 300 pessoas, e  contou com projeto assinado pelo escritório do arquiteto Will Lobato. “A região central, em especial as praças da Estação e Rui Barbosa, onde estamos localizados, vem ganhando reforço na segurança com a instalação do TRT-MG nos edifícios Mário Werneck e Christiano Ottoni, que também Integram o conjunto arquitetônico da praça da Estação assim como o Cento e Quatro”, completa Elam.

A expectativa é de que a região passe a receber um fluxo grande de pessoas, uma vez que a vizinhança deverá contar com programações culturais assinadas em parceria com a Fundação Clóvis Salgado. “O Complexo da Praça Rui Barbosa é um ponto exponencial da capital mineira e precisa, efetivamente, de respaldo. Para isso, a Justiça do Trabalho se dispôs a colaborar, trazendo mais atrativos, além do que já temos. Essa região estava muito largada, por questões diversas, e como tivemos esses prédios a nosso domínio, nos propusemos a colocá-los em uso pela população”, comentou recentemente o desembargador Ricardo Mohallem, presidente do TRT-MG, na ocasião da inauguração da nova sede do tribunal.