Indo ao encontro das melhores práticas de sustentabilidade desde a sua fundação, em 1956, quando a sigla nem existia e muito menos era tão badalada, a BIQ Adesivos, em sua unidade em Suzano/SP, foi certificada no nível máximo (Diamante) pelo Origem Sustentável. A cerimônia de entrega aconteceu na sede da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), em Novo Hamburgo/RS, e contou com a presença de dirigentes da entidade e diretoria da empresa paulista.

A  superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, destacou a importância das práticas ESG para a cadeia produtiva do calçado. “Mantemos o Origem Sustentável junto à Abicalçados justamente para abranger todos os elos produtivos, do fornecimento de matérias-primas até o produto final. Para a sustentabilidade fazer sentido, ela precisa estar em todos os processos da cadeia”, disse.
Para o diretor comercial da BIQ Adesivos, Carle Stein, a certificação aponta que a empresa está no caminho certo, fornecendo para o mercado não somente produtos mais sustentáveis, mas também processos produtivos que levam em consideração as práticas ESG. “A demanda por práticas sustentáveis é mundial. Temos uma grande multinacional que nos exigiu ações para a mitigação de pegadas de carbono. Aqui no Brasil, ainda falta engajamento, mas cada vez mais empresas estão atentas à questão”, comentou.
Responsável pela área de sustentabilidade na BIQ Adesivos, a engenheira ambiental corporativa Sabrina Costa Carvalho ressaltou que o Origem Sustentável ajudou a empresa a organizar processos que já existiam e também a mapear as melhorias necessárias. “O programa ajudou a pavimentar o nosso caminho rumo às melhores práticas. Hoje, a BIQ Adesivos é referência dentro do grupo Formiline”, contou a profissional.
Entre os destaques na área de sustentabilidade, a empresa reporta a reutilização de água da chuva para lavagem de máquinas, o gerenciamento de resíduos – nada é enviado para aterro -, o uso de energia elétrica 100% renovável na unidade da BIQ Adesivos, campanhas pela diversidade na sociedade, redução de emissões de CO2, 100% da frota veicular movida a etanol, entre muitas outras ações.

Mantido pela Assintecal em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o Origem Sustentável é o único programa do mundo a certificar empresas da cadeia produtiva do calçado com práticas ESG. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, o programa segue a diretriz de indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. Atualmente já são mais de 100 empresas de componentes e calçados participantes, entre certificadas e em processo de certificação.