Pelo quinto ano consecutivo . a PROMPERÚ (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo) está participando, do World Travel Market Latin America – WTM LA 2018, que termina no próximo dia 05 de abril, em São Paulo.
O Brasil é hoje, o 6° país emissor de turistas ao Peru. Em 2017 (janeiro a dezembro), recebeu 173.753 turistas brasileiros registrando um aumento de 17% em comparação com o ano anterior (2016), quando 148.296 brasileiros visitaram o país. No que diz respeito à entrada de divisas, os brasileiros estão entre os TOP 10 mercados que mais gastam no Peru. De acordo com o Perfil do Turista Estrangeiro 2016, os brasileiros gastaram, em média, US$ 1.017, e permaneceram, em média, 10 noites no Peru. Atualmente, existem 56 voos diretos semanais ligando o Brasil ao Peru, partindo de São Paulo (33 voos), Rio de Janeiro (11 voos), Porto Alegre (sete voos) e Foz do Iguaçu (cinco voos), através das companhias aéreas LATAM e Avianca
Segundo Sandra Doig Alberti, Sub Directora da Promoción del Turismo Receptivo Incoming Tourism Deputy Director da entidade , que veio especialmente para o evento, a participação do país mostra o que há de melhor nos segmentos de turismo de aventura, religioso, luxo e LGBT, além de mostrar sua gastronomia “É um destino próximo, acessível e possível de ser visitado nos feriados e até mesmo nos finais de semana. O Peru é místico que desperta nos brasileiros, a vontade de conhecer e de visitar várias vezes, além de oferecer várias opções como as Linhas de Nasca, o Deserto de Paracas (Ica) e o sítio arqueológico de Kuélap (Amazonas), Machu Picchu ,a cidade perdida dos Incas, Cuzco, Patrimônio Histórico da Humanidade, que traz.uma mistura de culturas A natureza também não deixa a desejar: belas florestas, desertos e cordilheiras nevadas. “afirmou a executiva.
Presentes ao lounge 20 grandes empresas coexpositoras peruanas especializadas em serviços e produtos turísticos: Aranwa Hotels Resorts & Spas, Raices Perú, Travex Security, Viajes Pacífico, Condor Travel, Domiruth, Fiesta Tours, Hada Tours, Hoteles Hacienda del Perú, Ile Tours Peruvian Travel Corporation, Inca Rail, Itep Eco Travel, Libertador Hotels, Resorts & Spas, Lima Mentor, Lima Tours, Llamatrip, Metropolitan Touring Peru, Perurail, PTA Operadora e PTS Perú.
O país está lançando para o trade brasileiro a campanha publicitária internacional “Perú, o País Mais Rico do Mundo”, com o intuito de chamar a atenção para tudo que o país oferece ,sugerindo que os estrangeiros que visitam o Peru enriquecem como pessoas graças às experiências únicas que vivem no país. São quatro vídeos temáticos (cultura, gastronomia, aventura e natureza), disponíveis em sete idiomas e podem ser vistos em 19 países (origem dos 90% dos turistas internacionais que vão ao Peru).
No espaço aulas de gastronomia, preparação de bebidas típicas peruanas e degustação ,além de atividades de realidade virtual (360°), onde se pode visualizar as Linhas de Nasca, o Deserto de Paracas (Ica) e o sítio arqueológico de Kuélap (Amazonas). As aulas acontecem 04/04: das 16h às 18h; e dia 05/04: das 15h às 17h.