Você já ouviu falar das chamadas Blue Zones? A expressão, que traduzida do inglês significa “zonas azuis”, são as regiões do planeta com o maior número de pessoas centenárias em comparação ao resto do mundo que conseguem viver com saúde, autonomia e baixos índices de doenças crônicas e limitações. O termo foi criado pelo jornalista da National Geographic Dan Buettner após um mapeamento realizado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, antropólogos, demógrafos e epidemiologistas.

 

Na tentativa de traduzir um pouco desse estilo de vida, a Puravida,  empresa pioneira no Brasil na área de alimentação saudável, suplementação e educação alimentar, fechou uma parceria com a chef Carla Pernambuco, idealizadora do projeto de usar as Blue Zones do planeta para revelar parte dos segredos das pessoas mais longevas que priorizam uma dieta mediterrânea à base de alimentos frescos, azeite de oliva, mel, grãos integrais, vegetais e frutas.

Para Adrian Franciscono, “Sem dúvida, as ‘zonas azuis’ são fascinantes e trazem lições preciosas para todos nós. Na Puravida, temos como missão tornar a busca dos brasileiros por uma vida longa e saudável, inspirando as pessoas a adotarem hábitos inspirados nesse cenário, mostrando que é possível ter uma vida mais equilibrada, sem sacrificar o sabor e a alegria de comer. Afinal, não é sobre viver mais, mas sim sobre viver melhor”, explica o CEO da Puravida.

Do outro lado, a Chef Carla Pernambuco com mais de 30 anos de carreira na gastronomia, é quem abraçou a ideia das Blue Zones há bastante tempo, incorporando seus preceitos ao trabalho que desenvolve ao longo de sua carreira. Ela, que já foi apresentadora de televisão e tem 10 livros publicados, precisou repensar alguns pontos de sua carreira após um cateterismo de emergência, reduzindo a gordura e açúcar nos preparos do seu estabelecimento. 

“A saúde é algo que devemos cultivar diariamente. Quando recebi a proposta não tive dúvidas quanto ao tema, já que estou envolvida com seus preceitos há muito tempo e preconizo de forma inédita e constante a questão da alimentação baseada nas Blue Zones. Estamos propondo uma comida ‘comfort food’ que não foge dos padrões da alimentação equilibrada”, destaca a chef.

O cardápio é composto por pratos das cinco regiões com a finalização de um chá em homenagem às Blue Zones. O menu inclui ‘welcome drink’ com Iced Coffee Power de Ikaria na Grécia; seguido por Blinis de mandioca e tartar de pupunha tropical com Collagen Protein Neutro, temperado com Lemon Pepper e Veggie Taste, um delicioso ‘Petisco’ da Península Nicoya na Costa Rica. Na sequência vem  o ‘Abre Bocas’ composto por uma deliciosa Salad rolls feita de massa de arroz, harussame, cenoura, broto de feijão e repolho com molho de PuraJuice Abacaxi & Hortelã e Coco Cream de Okinawa no Japão.

Os ‘Favoritos para Escolha’ que entram como o prato principal são duas opções, sendo a primeira Peixe Puravida, peixe do dia, purê de banana da terra e emulsão de Coco Cream da Península Nicoya na Costa Rica ou Agnolotti de cogumelos, fonduta de leite de castanhas, Plant Cheese e Golden Ghee de Sardenha na Itália. ‘Adocicando’ a experiência é hora da sobremesa com um delicioso Brownie raw de tâmaras, mix de nuts, Cacau Premium e Matchá de Loma Linda na Califórnia e Raspadinha de melão com Coconut Granola de Jabuticaba e Açaí de Okinawa no Japão. O Blue Zone com especiarias fecha a experiência fazendo referência às regiões.  

O cardápio fica disponível no Restaurante Carlota na Rua Sergipe, 753 em Higienópolis, até o dia 24 de setembro e o valor é R$ 180 reais por pessoa.