O Centro Cultural do Alumínio (CCAL), espaço que promove a arte, a história e a cultura do alumínio, por meio de atividades que abrangem diversas áreas do conhecimento, anuncia a abertura das inscrições para o concurso nacional de gastronomia “Alimentando nossa Cultura”. Em sua primeira edição, o evento é uma realização do CCAL, do Ministério da Cultura – Lei de Incentivo à Cultura, Quattro Projetos e Instituto Cultural Quattro, e celebra a diversidade da culinária brasileira e, em especial, dos ingredientes tradicionais do Pará, tesouro culinário da região norte. O concurso também conta com a chancela da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o patrocínio master das empresas Albras e Hydro, além do patrocínio das empresas Alcoa, CBA e Novelis.

Para participar do concurso, os interessados devem residir no Brasil e apresentar uma receita típica da região pela qual tenham uma memória afetiva, com o uso de, pelo menos, um ingrediente típico do Pará e a utilização de utensílio de alumínio. O Diretor da Quattro Projetos, Flávio Enninger explica que o objetivo do concurso cultural é difundir as inúmeras diferenças e referências gastronômicas presentes na cultura do país. “Quando buscamos retratar no concurso cultural pratos típicos de cada região brasileira, estamos divulgando as tradições e costumes desse povo, e isso é difusão da cultura. Todas as receitas, cada uma com seu fazer, vêm repletas de muita história e tradição”, pontua Enninger.

Para a premiação, será escolhida uma receita de cada uma das 6 categorias participantes: Região Sul, Região Sudeste, Região Centro-Oeste, Região Nordeste, Região Norte e Menção Honrosa – que conta com o município de Barcarena, Abaetetuba e Paragominas-PA. No total, serão 6 premiados, cada um com o valor de R$ 10 mil, troféu, certificado de participação, presença na exposição e menção no catálogo de receitas.

Entre os jurados da competição, o concurso contará com reconhecidos nomes da gastronomia brasileira como: Chef Dona Carmem Virgínia, gastrônoma, pesquisadora – que une a tradição e a técnica secular da culinária africana com o tempero brasileiro – e também jurada no reality Cozinheiros em Ação e apresentadora de seu próprio programa, Uma Senhora Panela; Chef Léo Modesto, paraense  reconhecido por seu trabalho em prol da cozinha amazônica de raiz e que  participou do reality Mestre do Sabor; e  a the best Rosa Moraes, presidente do The World’s 50 Best Restaurants, educadora e jornalista, tendo participado como jurada no reality Iron Chef Brasil.

Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição entre os dias 24 de julho e 31 de agosto no site do concurso, escolher a categoria que deseja inscrever sua(s) receita(s) e enviar fotos do processo, que deve incluir utensílios e embalagens de alumínio, passo-a-passo da preparação e ingredientes do Pará selecionados. Cada participante poderá enviar até 2 receitas para o concurso.