Depois do grande sucesso da primeira edição europeia, que contou com mais de 50 mil pessoas, o maior evento de chocolate e cacau da América Latina volta a ocupar o WOW, em Vila Nova de Gaia, dos dias 19 a 22 de outubro, e a  entrada é gratuita. A temática é  “A definição de terroir e o sentimento de pertencimento”. O terroir é o elemento fundamental que une o cacau, o vinho do Porto e o café.

Uma das novidades será  a transmissão ao vivo de todas as palestras do Fórum Internacional do Chocolate e Cacau e de todos os showcookings, de forma a reforçar o posicionamento internacional do festival.

 

foto Tânia Müller

Trata-se de  um evento com várias atrações em lugar só. Você encontrará chefes esculpindo esculturas de chocolate ao vivo, degustação de algumas das principais marcas do planeta, uma Chocoland para crianças e espaços para discutir temas como harmonização com vinho ou café e modelos agroflorestais de cacau. Nesta edição, serão 15 showcookings, 11 workshops, além de 10 painéis no Fórum Internacional do Chocolate e Cacau. Todas as ações serão comandadas por grandes especialistas de países como Portugal, Brasil, França, Bélgica, Dinamarca, Reino Unido, Venezuela e Costa Rica, entre outros.

Pedro Araújo e Marcos Lessa, foto WOW Porto

“É um orgulho receber o Chocolat Festival no WOW. Estou seguro de que o nosso Museu do Chocolate é um dos melhores do mundo. A marca que produzimos – a Vinte Vinte, é de chocolate feito do Porto para o mundo e tem como missão agregar valor e aumentar a expansão do chocolate bean-to-bar. Acredito que somos os anfitriões certos para este festival e queremos ser a força motriz que ajuda a elevar o posicionamento do cacau e do chocolate de origem na Europa”, conta Pedro Araújo, criador do Museu do Chocolate no WOW e da marca Vinte Vinte, e também copromotor do festival.

“Realizar o Chocolat Festival na Europa tem um propósito bem definido: criar a conexão direta entre todos os elos da cadeia produtiva do chocolate de origem ao consumidor final. O festival fortalece a cultura e o trabalho por trás do ‘fruto de ouro’ ou ‘alimento dos deuses’, como o cacau também é conhecido, expandindo o conhecimento sobre as delícias derivadas do cacau e promovendo as marcas de origem, as pequenas indústrias, o agronegócio, o turismo, os benefícios para saúde e a gastronomia. O Chocolat Portugal é uma celebração que transcende fronteiras e culturas, e vai unir os amantes do chocolate de todo o mundo em torno de uma paixão compartilhada”, acrescenta Marco Lessa, criador do Chocolat Festival, que está na sua 33ª edição.

 

Vários profissionais e especialistas participarão do festival. Entre eles, podemos destacar Chloé Doutre Roussel (França), reputada consultora de várias marcas bean-to-bar (modelo de comércio no qual um fabricante de chocolate gerencia a produção do chocolate desde a origem dos grãos até a fabricação do produto final para os consumidores), jurada nos importantes Academy of Chocolate Awards, no Northwest Chocolate Festival, e membro do Conselho Consultivo da Fine Chocolate Industry Association (FCIA). Spencer Hyman (Reino Unido), fundador da Cocoa Runners e grande promotor do chocolate bean-to-bar no continente europeu é uma presença confirmada no festival. Mikkel Friis-Holm (Dinamarca), um dos mais antigos e conceituados chocolateiros bean-to-bar. María Jiménez (Costa Rica), que trabalha com uma das mais antigas distribuidoras de cacau fino da Europa – a Daarnhauwer & Co. Além disso, é especialista em análise sensorial do cacau e membro do ilustre painel da Fine and Flavour da International Cocoa Organization (ICCO).

Marcas que estarão presentes no festival: Amuzi Distillery, Be Glad, Feitoria do Cacao, MySugar, Selmi Portugal e Vinte Vinte, de Portugal; Abelha Cacau, Baianí Chocolates, Cacau do Brasil, Chocolate Moro, De Mendes, Estilo África, Kaitxo, Leyenda, Mestiço Chocolate, Natucoa, Kankel, de Espanha; Cacauway, ChOr, Da Cruz Chocolates, Melinda e Samborá, Miroh!, Terruá Tuerê e Yrerê, do Brasil; Chocolarder, Tosier, Firetree Chocolate e Cocoa Runners, do Reino Unido; Karuna Chocolate e Packint, de Itália; FJAAK Chocolates, da Noruega; Neary Nógs, da Irlanda; Manoa Chocolate, do Hawai; Qantu Chocolate, do Canadá; Hasnaa, de França; Cocoa Town, dos EUA; Daarnhouwer, da Holanda; e Consulado do Equador.