O almoço pascal conta com receitas deliciosas de vários restaurantes ou você pode fazer em casa um peixe como ingrediente principal. Você sabia que esse protagonista é rico em umami? Trata-se do  quinto gosto básico do paladar humano,  que tornam as preparações mais saborosas devido ao prolongamento do sabor na boca, além do aumento da salivação. O bacalhau, por exemplo, contém glutamato, principal representante do quinto gosto, e costuma marcar presença nas receitas.

Confira duas receitas que o time de especialistas em nutrição do Comitê Umami separou

Bacalhau Cremoso -4 porções

Ingredientes

2 batatas médias, cortadas em pedaços (400 g)

1 pedaço de 10 cm de alga kombu (5 g)

1 cebola média, em rodelas (150 g)

1 tomate médio, em rodelas (150 g)

400 g de lombo de bacalhau, em pedaços, dessalgado

3 colheres (sopa) de azeite de oliva (45 ml)

Preparo

  1. Em uma panela, coloque a batata e a alga, cubra com água, e leve ao fogo médio até levantar fervura. Deixe cozinhar por 10 minutos, ou até a batata ficar macia. Escorra, reserve a alga e passe a batata pelo espremedor para obter um purê. Reserve.
  2. Em um refratário médio untado com azeite, disponha as rodelas de cebola e de tomate, forrando todo o fundo. Por cima, acomode os pedaços de bacalhau e regue com 2 colheres (sopa) do azeite. Cubra com o purê reservado, alisando a superfície com as costas de uma colher, regue com o azeite restante, e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 30 minutos, ou até aquecer.
  3. Retire do forno e sirva em seguida.

30 minutos (+ 30 minutos de forno)

Saint Peter com Alcaparras-6 porções

Ingredientes

6 filés de peixe “Saint Peter” (600 g)

meia colher (chá) de sal

meia colher (chá) de glutamato monossódico Aji-no-Moto

5 colheres (sopa) de farinha de trigo

3 colheres (sopa) de margarina sem margarina

suco de 1 limão espremido (30 ml)

2 colheres (sopa) de alcaparras demolhadas

Preparo

  1. Em uma tigela grande, coloque os filés de peixe, polvilhe com o sal e o Aji-no-Moto e espalhe por toda superfície. Cubra com plástico filme e leve à geladeira, por 20 minutos, para tomar gosto.
  2. Em uma tigela média, coloque a farinha de trigo e passe os filés sobre ela.
  3. Em uma frigideira média, coloque a margarina e leve ao fogo alto para derreter.
  4. Junte os filés e frite por 3 minutos de cada lado, ou até dourarem.

Em uma tigela pequena, misture o suco de limão com as alcaparras, regue os filés e sirva em seguida.

 20 minutos (+ 20 minutos para tomar gosto).

 

Se preferir ir a um restaurante…

 

a bela Sintra  – há 18 anos tem no seu cardápio mais de 10 receitas de bacalhau servidos em postas, lascas e desfiados. Aqui reina clássicos como bacalhau nunca chega, lagareiro, dourado, ao forno e outros mais no novos como Chiado, ao Gosto da Mia, à nossa Moda. Outros pratos também são opções como arroz de pato, perna de cordeiro com feijão branco e bobó de palmito com cuscuz marroquino.

bacalhau espiritual – a bela Sintra foto Mauro Holanda

Chiado – em Moema, o restaurante lusitano se lançou em 2013, trabalha com variados pratos da terrinha, não deixando de lado o bacalhau com aproximadente 8 versões, entre elas: à Madeirense, com Natas, Gomes de Sá, entre outros. Fugindo do peixe, tem ainda, Paleta de Cordeiro, Camarão à Champagne, Polvo à Lagreiro.

Enosteria Vino e Cucina, do mesmo grupo da World Wine e La Pastina, o restaurante italiano que tem à frente o chef Douglas Benatti traz ao cardápio um especial prato para a data: Bacalhau à Vicentina servido com poleta. Também, à disposição o cardápio da casa com risoto, massa, carne, entre outras sugestões.

 

bacaclhau a Vicentina na Enosteria

O  La Cucina Piemontese, que fica Av. Valville, 550  em Alphaville, incluiu em seu cardápio uma versão do bacalhau, exclusiva da casa Trata-se do Millefoglie di Baccalá é um mil folhas de bacalhau cremoso com batata, tomate, azeitonas e ovos

 

Millefoglie di Baccalá da La Cucina Piemontese

Bacalhau à Zé do Pipo é  a sugestão de Páscoa do Spot. O prato entrou no cardápio da Sexta-feira Santa , passando  a ser servido diariamente dentro da seção “Especiais” do restaurante. Preparado com lascas de bacalhau gratinadas com purê de batatas, cebola, azeitonas pretas e azeite, o prato também estará disponível pelo serviço de delivery do restaurante.Especialmente neste domingo, será servida em porção para duas e quatro pessoas, além da porção regular, para uma pessoa.

Bacalhau à Zé do Pipo -Spot

O Chef  Aldo Teixeira da La Forchetta,  na rua Santa Justina , na Vila Olimpia, uniu a gastronomia italiana e portuguesa e a brasileira  no seu Festival de Bacalhau , que ganha destaque em saladas, massas,risotos , em lascas, postas e bolinho

Bacalhau a Brás La Forchetta

A Pão do Grão, novidade recém aberta nos Jardins, na rua Barão de Capanema, das sócias Gabriela Gebara, administradora e Patricia Sampaio Bettencourt, chef de cozinha (também, do a Bela Sintra – SP e Dois Rios, em Campos do Jordão) abriram a  padaria com produtos saudáveis e de bem estar, cujo  foco é oferecer produtos com salubilidade, por isso o cardápio foi desenvolvido sem açúcar, sem lactose e sem glúten.  `Para esta Páscoa lançou   10 versões  com chocolate da Chocolife (chocolate funcional e vegano).

Ovo de Colher da Pão de Grão

Tem a versão de colher , ovo de chocolate ao leite recheado com bolo de cenoura e ganache de chocolate ou de pão de mel com doce de leite. Ainda os tradicionais como  chocolate ao leite crocante; chocolate ao leite c/ laranja e gianduia de amendoim; chocolate ao leite com ganache de maracujá; chocolate ao leite com recheio cremoso de coco e um na opção, branco com recheio cremoso de coco.

A  Pipó Gourmet fez parceria com a Nestlé lançando para este Natal,  um mix de pipocas produzidas com chocolates Nestlé .São 03 sabores: chocolate ao leite feita com Alpino, chocolate branco  feita com Galak e Chocolate e Coco  feita com Prestígio. Os produtos são feitos artesanalmente .O resultado é uma pipoca de sabor único.Vale a pena conferir!