Quais marcas de suplementos, alimentos veganos, snacks e bebidas saudáveis são recomendadas pelos nutricionistas? O que eles consideram mais importante ao orientar os pacientes pela escolha de um determinado produto? Quais suplementos esses profissionais indicam com mais frequência?

 

Essas são apenas algumas das perguntas que foram respondidas por cerca de 1000 nutricionistas, na pesquisa Top Of Mind produzida pela Academia da Nutrição. O estudo será lançado durante o BHBFestival 2023, nos dias 24 e 25 de outubro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP).

 

O objetivo do levantamento é saber a opinião dos nutricionistas sobre produtos, lista de ingredientes e sobre quais recomendações são feitas no dia a dia nos consultórios. A partir dos resultados levantados, o intuito é auxiliar marcas e produtos a inovarem colaborando na construção de uma indústria mais saudável.

 

A pesquisa, que é realizada anualmente, ouviu 990 brasileiros, sendo 710 nutricionistas e 280 estudantes. De acordo com o levantamento, 277 se formaram em nutrição entre um e cinco anos; 155 têm mais de 15 anos de formados; 103 têm entre 10 e 14 anos; 83 pessoas se formaram entre 6 e 9 anos; e 92 nutricionistas estão formados há menos de um ano.

 

Além de ouvir todos esses profissionais, a produção da pesquisa conta com o apoio da revista Veja Saúde, que fez as mesmas perguntas aos consumidores. Os dados coletados nos dois levantamentos serão apresentados  no evento

 

“As pessoas presentes no  evento vão ter acesso em primeira mão dessa pesquisa. Grande parte das nutricionistas considera a tabela de ingredientes como fator primordial na hora de prescrever um alimento. Será que o consumidor está olhando para esse espectro? Provavelmente não. Provavelmente ele está pensando em sabor ou preço. Vamos cruzar essas variáveis e apresentar isso para a indústria, para ela começar a olhar ambos os públicos”, exemplifica. A partir desse cenário, o estudo pode contribuir para que a indústria de alimentos, bebidas e suplementos consiga atender a demanda tanto dos nutricionistas quanto dos consumidores.” explica  Kely Gouveia – Head de Inovação e Negócios BHBFoods e Academia da Nutrição