Representantes das principais entidades de representação da cadeia produtiva do calçado, a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) estiveram no último dia 2 de junho em São Paulo/SP para participar do lançamento do programa Mulheres e Negócios Internacionais, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Fruto do compromisso de equidade de gênero assinado pela ApexBrasil em março, o programa tem o objetivo de apoiar a participação de empresas lideradas por mulheres em mercados internacionais. Representando a Assintecal, a superintendente da entidade, Silvana Dilly, destaca que a representatividade feminina vem aumentando na cadeia produtiva, mas que a cultura da sociedade, em geral, precisa mudar para impulsionar uma transformação definitiva. “Fico muito feliz com a iniciativa da ApexBrasil, de trazer lideranças inspiradoras para falar sobre um tema tão importante, não somente para a economia, mas para a sociedade. Certamente, a força de representação da Agência ajudará na transformação social para tornar a equidade de gênero uma realidade”, avalia. Atualmente, 95% da equipe da Assintecal é formada por mulheres.

Ressaltando que a cadeia produtiva do calçado vem avançando na equidade de gênero, mas que existe um longo caminho a ser percorrido, a gestora de Projetos da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, conta que a média de mulheres em cargo de liderança no setor é bem superior à média dos demais setores econômicos no Brasil. “Hoje, temos 36% dos cargos de liderança do setor preenchidos por mulheres, enquanto que a média nacional é 14%”, destaca, ressaltando que, na Abicalçados, as mulheres representam 70% do quadro de funcionários. Na oportunidade, Letícia participou do painel sobre Soluções de Promoção Comercial, no qual apresentou o case do programa Brazilian Footwear, realizado em parceria com a ApexBrasil. “Um dos pontos de destaque foi o filtro que temos no site – Women Owned – www.brazilianfootwear.com, pelo qual o comprador internacional pode pesquisar por empresas que possuem CEOs femininas”, conta Letícia, acrescentando que a entidade também realiza ações de comunicação com pautas voltadas às mulheres.

Letícia ressalta, ainda, que a meta 5 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que dispõe sobre Igualdade de Gênero é um dos indicadores para obtenção da certificação do Origem Sustentável, realizada pela Abicalçados em parceria com a Assintecal com o objetivo de fortalecer e instigar ações de ESG nas empresas da cadeia produtiva do calçado.

O evento contou ainda com apresentações de mulheres com destaque na área de comércio exterior, como da diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza; da secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres; da coordenadora de Prevenção Ouvidoria e Transparência da ApexBrasil, Patrícia Santos; da gerente Sênior de Direitos Humanos e Trabalho da ONU Mulheres, Tayná Leite; da Renata Malheiros, coordenadora nacional do SEBRAE Delas; da Dorothea Werneck, presidente da ApexBrasil entre 1999 e 2002; entre muitas outras lideranças.

 Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal.org.br.