Abav-SPAbracorp e Air Ticket uniram esforços para criar e estimular a comunicação com o objetivo de orientar e alertar todo o setor de turismo para as práticas fraudulentas que vem sendo utilizadas, por intermédio das redes sociais, para enganar o consumidor. As entidades solicitam redobrada atenção quanto a propostas atraentes nessas mídias, principalmente em relação à utilização de cartões de crédito como meio de pagamento.
Leia na íntegra o comunicado

Todos nós, na cadeia produtiva de viagens, fornecedores, agências e até clientes, estão preocupados e engajados na prevenção às fraudes. Mas, na contramão, e com o mesmo engajamento, temos os criativos profissionais do mal, hackers e fraudadores de sistemas, buscando, o tempo todo, uma forma de enganar sistemas e pessoas, provocando enormes prejuízos.

Por isso, ABAV-SP, ABRACORP e AIR TICKET decidiram unir esforços para criar e estimular a comunicação para orientar e alertar todo o setor para as práticas fraudulentas, sempre criativas e inesperadas, desses verdadeiros bandidos.

Um dos canais utilizados, agora, são as mídias sociais como o LINKEDIN, FACEBOOK, entre outros, espaços onde as pessoas, inocentemente, compartilham hábitos, viagens e outras informações que são maldosamente utilizadas pelos fraudadores para enganar os consultores e emissores das agências de viagens.

Portanto, recomendamos redobrada atenção para atraentes propostas de negócios ou aquela venda fácil que surge, de repente, vinda, até de suposta e ingênua indicação de pessoas ou profissionais de seu relacionamento, tanto como pessoa física ou jurídica.Atenção especial, também, para o uso de ccartão de crédito, seja como pessoa física cou jurídica, pois é outra forma de acesso frequente à fraude. Somente a atenção redobrada pode ajudar você e sua agência na prevenção à fraude.A internet trás consigo a agilidade da informação, mas também a invasão da individualidade das pessoas, fique atento, o tempo todo.

São Paulo, 17 de agosto de 2015