A 4ª Feira do Polo Naval RS foi apresentada em evento realizado  no Cidec-Sul da Universidade Federal do Rio Grande – FURGS, em Rio Grande/RS. Além de oficializar a data do evento, de 10 a 12 de novembro, o encontro proporcionou a apresentação das diversas atividades irão compor o evento.

Com a temática “um superporto, um superpolo”, a feira irá homenagear o centenário dos 100 anos do Porto Novo, cais público, do Porto do Rio Grande.  “Só conheço uma maneira de sair de momentos de crise que é trabalhando mais. Esse encontro de pessoas forma o capital social da região debatendo e fortalecendo as instituições pelo desenvolvimento conjunto da região. É o momento de unir forças e trabalhar para que a indústria naval, o setor portuário e as cidades cresçam”, afirmou o organizador Fernando Estima. “

Depois de três edições ocorrendo na estrutura da Universidade, a Feira do Polo Naval passará a ser realizada no Partage Shopping Rio Grande. “É um momento para que os esforços sejam somados e laços reforçados”, disse o vice-reitor Profº Drº. Danilo Giroldo.

A Conferência Internacional em Tecnologias Naval e Offshore (NAVTEC), organizado pela Universidade do Rio Grande (FURG) e o Arranjo Produtivo Local Naval – APL NAVAL RS ocorrerá simultâneo ao evento.

Segundo o professor Artur Gibbon ,”o evento surgiu com a demanda tecnológica da indústria e a integração com a academia brasileira tem sido muito produtiva nos últimos anos e em 2015 serão analisados diversos gargalos tecnológicos durante o Navtec”.

A Conferência reúne diversos protagonistas nacionais e internacionais.  O Seminário de Direito, coordenado pelo escritório Arthur Baptista Rocha terá três linhas de atuação em 2015: competências do licenciamento ambiental; direito empresarial e; painel coorporativo. .Ainda durante o evento ocorrem as Rodadas de Negócios do Sebrae que irão reunir as empresas do setor naval, portuário e do ramo de energia.

Durante a  feira será realizado o Sul Energia – Congresso e Exposição de Energia da Região Sul. “A metade sul tem um grande potencial. Iremos trabalhar com três grandes temáticas: geração – transmissão – distribuição; energias renováveis e; consumo e eficiência energética”, afirmou o diretor comercial da Gebras, Fabrício Iribarrem. O evento irá proporcionar a reunião entre os principais protagonistas do setor para debater as necessidades, potencialidades e desafios do setor energético brasileiro.

Em 2014, a Feira do Polo Naval recebeu mais de 22 mil visitantes e gerou uma expectativa de negócios de US$ 56 milhões.