A Feira na Rosenbaum, plataforma criativa que promove o design e as expressões artísticas brasileiras, faz sua estreia no IED – Istituto Europeo di Design,  renomada instituição internacional  de ensino voltada ao design. A mostra reúne 50 marcas criativas de diferentes regiões do Brasil que exibem produtos autorais em design, arte, moda, bem-estar e gastronomia. De forma gratuita e inclusiva, o evento acontece  até amanhã dia 24 de setembro, das 11h às 20h, no campus do IED, localizado na Rua Maranhão 617, no bairro de Higienópolis, em São Paulo.

 

Com a curadoria de Cris Rosenbaum, foram selecionados criativos que incorporam tanto os movimentos e métodos artesanais tradicionais quanto as inovações tecnológicas que utilizam matérias-primas sustentáveis, em  progressão ao futuro evolutivo do design. Dentre os destaques, o estúdio É Pedra Ateliê adota uma abordagem híbrida que traz à tona a estética escultural renascentista e a riqueza da pintura barroca por meio da inovação das impressões 3D. Cada peça é meticulosamente moldada à mão, utilizando o PLA (Poli Lactic Acid), um bioplástico produzido a partir de fontes vegetais como milho e cana de açúcar. O diferencial desse material é sua decomposição mais ágil e ecológica, em contraste com os plásticos convencionais derivados de petroquímicos. Essa escolha eco-friendly alinha-se à visão sustentável do estúdio, marcando um passo rumo a um futuro mais consciente e responsável.

 

Representado pela Loja da Feira na Rosenbaum, o estúdio Monterraro apresenta uma perspectiva sustentável e consciente ao utilizar cascas de ovos descartadas e madeira na criação de objetos e mobiliário. Excepcionalmente resistentes, cada peça representa uma alternativa criativa e elegante ao desperdício. Com formas orgânicas e minimalistas, cada escultura honra a memória da cerâmica como material e oferece uma perspectiva renovada sobre o design. Seus nomes seguem a mesma inspiração: Luminárias Clara e Gema, Vasos Frito e Cozido, Centro de mesa Mollet e Escultura de mesa Poché, além do par de Mesas Omelete.

 

Originário do norte de Minas, o designer Marcelo Zizu, traz uma trajetória profundamente enraizada na vida rural, conferindo-lhe uma perspectiva apurada das riquezas que o ambiente oferece. Suas experiências vivenciadas na natureza são incorporadas ao seu trabalho, que transcende o tempo e as fronteiras. Ao se deparar com madeira de reuso, muitas vezes resgatada de caçambas, doada por catadores locais ou encontrada nas ruas, Zizu traça um caminho singular. Seu respeito pela história e pelas marcas da madeira, bem como sua habilidade em realçar sua autenticidade, resultam em criações únicas que contam histórias e carregam consigo um design genuíno, com características marcantes.

Vale a pena conferir!