Em 2017, o Festival de Páscoa de Salzburg comemora seu jubileu de 50 anos, o evento acontece entre os dias 08 a 17 de abril . Para  esta ocasião, o principal regente Christian Thielemann, e o diretor do festival, Peter Ruzicka criaram um link à tradição de Herbert von Karajan: O programa oferece “A Valquíria” de Richard Wagner em um cenário icônico e adereços de 1967, em uma nova produção da diretora de ópera búlgaro-alemã Vera Nemirova. Uma retomada singular até hoje. A ópera conta com um elenco de celebridades, incluindo estrelas do Festival de Bayreuth. Conjuntamente haverá uma exposição intitulada “WalküRe 1967-2017” e dois simpósios.
Outros destaques incluem concertos especiais da Filarmônica de Berlim, com Sir Simon Rattle (Gustav Mahler, Symphony No. 6 em A minor), e da Filarmônica de Viena (Ludwig van Beethoven, Symphony No. 9 in D minor), com o regente convidado Franz Welser-Möst. O programa também incluirá concertos de câmara, concertos de corais, bem como a ópera de câmara “Lohengrin”, de Salvatore Sciarrino. Também em 2017, será entregue pela primeira vez o recém-criado prêmio Herbert-von-Karajan no valor de € 50.000 ao pianista russo Daniil Trifonov.
Por ocasião do 50º jubileu de fundação, a nova residência do Museu de Salzburg mostra de 8 a 18 de abril o projeto de exposição ” WalküRE 1967/2017″ na biblioteca Max-Ganldolph (acesso via Museu de Salzburg).