A Cruz Vermelha Brasileira, conhecida mundialmente por seu trabalho humanitário, está com um estande no Minas Trend, resultado de uma parceria com a FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais – em torno de uma campanha inédita – Ajudar nunca sai de moda – que visa capacitar venezuelanos em situação de refúgio para trabalhar na indústria têxtil mineira.

A previsão é que, até 2025, esse setor sofra a carência de 2 milhões de trabalhadores qualificados e a proposta, segundo Silvia Castro, coordenadora de comunicação da Cruz Vermelha, é que as marcas que participam do salão de negócios doem uma peça das suas coleções para serem vendidas em uma ação futuramente organizada pela FIEMG. “Os recursos arrecadados permitirão a ida até Boa Vista, em Roraima, onde há um campo de refugiados e, com a cooperação da operação Acolhida, do Exército Brasileiro, trazer essas pessoas para Belo Horizonte, onde passarão por uma capacitação profissional da FIEMG”, explica.

Além dessa capacitação dentro do Sistema 4 S – Senai, Sesi, Sesc e Senac -, em que aprenderão a trabalhar nos segmentos da indústria têxtil, elas serão direcionadas para indústrias do setor quando completarem o ciclo. “A ideia é oferecer um recomeço de uma vida mais digna e próspera e uma oportunidade de trabalho para os refugiados e fomentar a indústria local, suprindo o mercado com costureiras, passadeiras, estilistas e modelistas”.

A Cruz Vermelha, por sua vez, garantirá o acolhimento na cidade, por meio do programa Casa de Passagem, o que significa moradia, alimentação e capacitação na língua portuguesa para os imigrantes nos primeiros 60 dias em Minas Gerais”.

Os expositores do Minas Trend podem deixar suas doações no estande da Cruz Vermelha, na feira. “O número de realocações será proporcional ao valor arrecado”, salienta Sílvia. A coordenadora explica que as contribuições não se restringem à peças do vestuário, mas se estendem aos segmentos de acessórios, que integram o salão de negócios.

Há a possibilidade também de doação de peças de coleções passadas ou contribuições financeiras. “Os interessados podem entrar no site e doarem através de um QR code no campo Ajudar nunca sai de moda www.ajudarnuncasaidemoda.com.br”. A ideia é que a ação se repita no próximo Minas Trend, em abril.

A Cruz Vermelha Brasileira Afiliada Minas Gerais – CVB – é uma instituição sem fins lucrativos que atenua o sofrimento humano, auxiliando os poderes públicos e atuando em favor das populações vulneráveis com programas sociais de ação humanitária, incluindo a Casa de Passagem para refugiados.