A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) vai recorrer da decisão da presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargadora federal Monica Jacqueline Sifuentes, que suspendeu a liminar que desobrigava empresas de todo o país de divulgar relatórios de transparência salarial.

Flávio Roscoe foto Tânia Müller

“Estamos defendendo a sociedade, para evitar que seus dados sejam expostos e usados para meios indevidos. Não entendemos o sentido de publicar dados específicos de renda, tanto de homens quanto de mulheres”, afirma o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.
Ele lembra que as declarações para fins de imposto de renda são sigilosas e agora as informações sobre a renda poderão ser divulgadas. “Esse dado será exposto a partir do relatório, já que a empresa tem que fazer a publicação em local de ampla visibilidade”, acrescenta.
Roscoe reafirma o apoio a iniciativas de igualdade de oportunidade, e rebate o argumento de que a não divulgação dos relatórios fere o direito das mulheres de uma equiparação salarial. “Defendemos a meritocracia, sim, para ambos os gêneros, e defendemos a igualdade para todos, independente de gênero, raça, idade. Estamos confiantes de que vamos obter êxito no final de todas essas demandas judiciais”.