A
Ford fez uma nova parceria com a DowAksa,
uma – joint venture entre a Down Chemical e a Aksa Akrilik Kimya – e
o Departamento de Energia dos Estados Unidos para pesquisar a produção e uso em
larga escala de fibra de carbono nos automóveis. O objetivo é desenvolver
componentes de fibra de carbono de baixo custo para tornar os veículos mais
leves e aumentar a economia de combustível, sem perda de desempenho. O conceito
Ford GT com carroceria de fibra de carbono e o Mustang Shelby GT350R com rodas
desse material, apresentados no Salão de Detroit, são exemplos dessa aplicação.
Ford fez uma nova parceria com a DowAksa,
uma – joint venture entre a Down Chemical e a Aksa Akrilik Kimya – e
o Departamento de Energia dos Estados Unidos para pesquisar a produção e uso em
larga escala de fibra de carbono nos automóveis. O objetivo é desenvolver
componentes de fibra de carbono de baixo custo para tornar os veículos mais
leves e aumentar a economia de combustível, sem perda de desempenho. O conceito
Ford GT com carroceria de fibra de carbono e o Mustang Shelby GT350R com rodas
desse material, apresentados no Salão de Detroit, são exemplos dessa aplicação.
As
duas empresas farão parte do recém-criado Instituto para a Inovação da
Manufatura de Compostos Avançados, criado pelo governo dos EUA e integrado à
Rede Nacional para a Inovação da Manufatura, apoiada pelo Departamento de
Energia dos EUA.
duas empresas farão parte do recém-criado Instituto para a Inovação da
Manufatura de Compostos Avançados, criado pelo governo dos EUA e integrado à
Rede Nacional para a Inovação da Manufatura, apoiada pelo Departamento de
Energia dos EUA.
“A
colaboração com a DowAksa e a participação nessa organização aumentam
significativamente o alcance do nosso trabalho”, diz Ken Washington,
vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford. “Nós temos uma
verdadeira aliança de pessoas altamente talentosas trabalhando para levar os
materiais automotivos a um novo nível.”
colaboração com a DowAksa e a participação nessa organização aumentam
significativamente o alcance do nosso trabalho”, diz Ken Washington,
vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford. “Nós temos uma
verdadeira aliança de pessoas altamente talentosas trabalhando para levar os
materiais automotivos a um novo nível.”
O
objetivo do instituto e da parceria da Ford com a DowAksa – uma joint-venture
50/50 entre a Dow Chemical Company e a Aksa Akrilik Kimya Sanayii – é superar o
alto custo e a disponibilidade limitada de fibra de carbono, desenvolvendo um
processo viável de fabricação em alto volume. A Ford e a Dow Chemical começaram
a trabalhar juntas em 2012 para desenvolver compostos de fibra de carbono de
baixo custo e alto volume.
objetivo do instituto e da parceria da Ford com a DowAksa – uma joint-venture
50/50 entre a Dow Chemical Company e a Aksa Akrilik Kimya Sanayii – é superar o
alto custo e a disponibilidade limitada de fibra de carbono, desenvolvendo um
processo viável de fabricação em alto volume. A Ford e a Dow Chemical começaram
a trabalhar juntas em 2012 para desenvolver compostos de fibra de carbono de
baixo custo e alto volume.
“Este
projeto tem como base o acordo atual de desenvolvimento da Ford com a Dow
Chemical e acelera o nosso cronograma para a introdução de compostos de fibra
de carbono em aplicações de alto volume”, diz Jim deVries, gerente global
de Pesquisa de Materiais e Manufatura da Ford.
projeto tem como base o acordo atual de desenvolvimento da Ford com a Dow
Chemical e acelera o nosso cronograma para a introdução de compostos de fibra
de carbono em aplicações de alto volume”, diz Jim deVries, gerente global
de Pesquisa de Materiais e Manufatura da Ford.
A
experiência da Ford em design, engenharia e manufatura de alto volume
complementa a força da DowAksa na produção de compostos de carbono para a
criação de peças muito mais leves que os componentes de aço, sem perda de
resistência.
experiência da Ford em design, engenharia e manufatura de alto volume
complementa a força da DowAksa na produção de compostos de carbono para a
criação de peças muito mais leves que os componentes de aço, sem perda de
resistência.
“A
tecnologia e experiência da DowAksa vai ajudar efetivamente na superação de
barreiras para o uso de compostos de fibra de carbono em aplicações automotivas
de alto volume”, diz Douglas Parks, membro do Conselho da DowAksa e um dos
participantes da fundação do Instituto para a Inovação na Manufatura de
Compostos Avançados. “O novo instituto oferece uma plataforma de
colaboração para acelerar o nosso progresso.”
tecnologia e experiência da DowAksa vai ajudar efetivamente na superação de
barreiras para o uso de compostos de fibra de carbono em aplicações automotivas
de alto volume”, diz Douglas Parks, membro do Conselho da DowAksa e um dos
participantes da fundação do Instituto para a Inovação na Manufatura de
Compostos Avançados. “O novo instituto oferece uma plataforma de
colaboração para acelerar o nosso progresso.”
Por
oferecer alta resistência com peso extremamente baixo, os compostos de fibra de
carbono têm sido usados há décadas em aviões e carros de corrida. As
propriedades de resistência do material pode ser adaptadas a um determinado
componente para torná-lo mais rígido ou flexível conforme a necessidade.
oferecer alta resistência com peso extremamente baixo, os compostos de fibra de
carbono têm sido usados há décadas em aviões e carros de corrida. As
propriedades de resistência do material pode ser adaptadas a um determinado
componente para torná-lo mais rígido ou flexível conforme a necessidade.
“Nosso
objetivo é desenvolver um material capaz de reduzir significativamente o peso
do veículo e aumentar a economia de combustível para os clientes”, diz
Patrick Blanchard, supervisor de Materiais da Ford. “A flexibilidade da
tecnologia permite desenvolver materiais para todos os subsistemas dos veículos,
em toda a linha de produtos, com uma redução de peso de mais de 50% comparado
ao aço.”
objetivo é desenvolver um material capaz de reduzir significativamente o peso
do veículo e aumentar a economia de combustível para os clientes”, diz
Patrick Blanchard, supervisor de Materiais da Ford. “A flexibilidade da
tecnologia permite desenvolver materiais para todos os subsistemas dos veículos,
em toda a linha de produtos, com uma redução de peso de mais de 50% comparado
ao aço.”
A
criação de veículos mais leves é uma parte importante do plano “Blueprint for
Sustainability” da Ford para a redução do consumo de combustível e das emissões.
O New Fiesta com a aplicação de aço boro na carroceria e a nova F-150 com liga
de alumínio de nível militar são exemplos dessa filosofia.
criação de veículos mais leves é uma parte importante do plano “Blueprint for
Sustainability” da Ford para a redução do consumo de combustível e das emissões.
O New Fiesta com a aplicação de aço boro na carroceria e a nova F-150 com liga
de alumínio de nível militar são exemplos dessa filosofia.
O
conceito Fusion Lightweight, criado pela Ford usando materiais como alumínio,
aço de alta resistência, magnésio, compostos e fibra de carbono em quase todos
os sistemas, permite que o sedã grande tenha o mesmo peso de um compacto Fiesta
– uma redução de cerca de 25%. O aprendizado obtido com esse conceito pode
levar as tecnologias de baixo peso a uma escala muito maior. A Ford e a DowAksa
estão trabalhando também para reduzir o consumo de energia e o custo das
matérias-primas na produção de componentes de fibra de carbono, além de
desenvolver processos de reciclagem.
conceito Fusion Lightweight, criado pela Ford usando materiais como alumínio,
aço de alta resistência, magnésio, compostos e fibra de carbono em quase todos
os sistemas, permite que o sedã grande tenha o mesmo peso de um compacto Fiesta
– uma redução de cerca de 25%. O aprendizado obtido com esse conceito pode
levar as tecnologias de baixo peso a uma escala muito maior. A Ford e a DowAksa
estão trabalhando também para reduzir o consumo de energia e o custo das
matérias-primas na produção de componentes de fibra de carbono, além de
desenvolver processos de reciclagem.