Com 37 anos de existência, o Campo de Provas da Ford em Tatuí, já realizou 250 milhões de quilômetros de testes nos 50 km de pistas que verificam desenvolvimento e durabilidade, que simulam diferentes tipos de ruas e estradas da América do Sul, relacionados com outros campos de provas da Ford no mundo. Esse número representa, aproximadamente, 6.250 voltas no globo terrestre. Para registrar esse fato, a Ford produziu um vídeo especial que mostra as inovações do Campo em um formato criativo (veja neste link). Segundo Lang, gerente de Campo de Provas, a empresa automobilística é a única montadora com pista de testes específica para carros e caminhões .
Há seções de pistas pavimentadas de alta e baixa velocidade, labirinto, colinas, rampas com diferentes ângulos de inclinação e estradas de terra e lama. O objetivo é garantir que os veículos cheguem ao mercado preparados para atender todos os requisitos de qualidade, funcionalidade e eficiência.
Todas as pistas são dotadas de um rígido sistema de segurança, que inclui sinalização especial, controle de acesso, cercas e passagens subterrâneas para animais silvestres e treinamento de todo o pessoal operacional e de apoio. Sua estrutura inclui também equipe médica e bombeiros com equipamentos para atendimento de urgência e resgate.
O trabalho feito no seus laboratórios de dinâmica veicular, qualidade sonora, conforto de rodagem e controle de emissões revela um pouco do extenso desenvolvimento de engenharia que por trás da criação de um veículo
O complexo da Ford também é equipado para a realização de mais de 100 testes, como desempenho e consumo de combustível, emissões, evaporação, arrefecimento, freios, penetração de água e poeira, cabines de névoa salina, nível sonoro interno e externo, dinâmica veicular, calibração e desenvolvimento de motores e durabilidade. Contando também com uma oficina experimental para a construção de protótipos.
Grandes marcos
Os 250 milhões de quilômetros rodados fizeram parte do desenvolvimento de dezenas de veículos da marca no Brasil e na América do Sul. Eis alguns dos ícones da Ford que rodaram em Tatuí:
1978 – Corcel II e Belina II, carro médio recordista de vendas
1979 – Primeiro protótipo a álcool, abrindo caminho para os motores com este combustível
1981 – Del Rey, que introduziu o conceito de carros médios de luxo
1982 – Pampa, primeira picape derivada de automóvel
1983 – Escort, primeiro carro global, hoje um conceito largamente difundido
1985 – Linha Cargo, o primeiro caminhão global
1989 – Verona, primeiro carro brasileiro produzido com a mesma plataforma para dois modelos diferentes
1991 – Versailles e perua Royale, símbolos de conforto
1993 – O popular Escort Hobby 1.0
1995 – Caminhão Cargo 4030, de 40 toneladas
1996 – Fiesta, novo compacto da marca
1997 – Ka, primeiro subcompacto do Brasil, e picape Courier
1998 – Nova picape Ranger Cabine Dupla
2000 – Focus, grande sucesso mundial
2002 – Novo Fiesta, primeiro carro produzido em Camaçari, na Bahia
2003 – EcoSport, primeiro utilitário esportivo compacto do Brasil
2004 – Fiesta Sedan, nova opção de compacto premium
2006 – Fusion, referência e líder nos sedãs de luxo
2008 – Novo Focus e crossover Edge
2009 – Novo Fusion
2010 – Novo Ka com cinco lugares
2011 – New Fiesta Hatch de geração global
2012 – Nova geração da picape Ranger e do EcoSport, desenvolvido no Brasil para o mercado global
2013 – New Fiesta global Hatch e Sedan, Fusion Flex, Fusion Hybrid e novo Cargo Extrapesado
2014 – Novo Ka, o “Carro do Ano”, e Novo Ka+, compactos globais criados no Brasil, e caminhões da Nova Série F
2015 – Novos Focus Hatch e Focus Fastback 2016, carros médios globais com tecnologias inovadoras.