A Ford é a marca de
carros preferida pela chamada Geração Z, formada por jovens com idade entre 16
e 21 anos, segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela MaritzCX,
empresa especializada em experiência do consumidor. As pessoas dessa faixa
etária nasceram entre 1993 e 2001 e hoje representam uma pequena percentagem dos
compradores de carros novos. Mas, globalmente, somam 2 bilhões de pessoas e são
maior faixa etária do mundo. A Geração Z representa 21% da população total do
mundo e 25% da população dos EUA. Em 2020, seu poder de compra será igual ao
PIB dos EUA, de mais de 3,2 trilhões de dólares.

 

O estudo revelou que
entre as razões de compra desse grupo a economia de combustível ocupa o
primeiro lugar, seguida pelo design e preço. Ao mesmo tempo, foi detectada uma
tendência à compra de veículos menores.

 

Entre os mais de 1.000
jovens entrevistados, a Ford foi a marca mais citada como consideração de
compra. Entre as razões que justificam a aquisição de um veículo novo, 34%
apontaram a economia de combustível como a mais importante. O fato de o carro
atual estar ficando muito velho e com custo de manutenção muito alto aparecem,
na sequência, como segundo e terceiro motivos. “A decisão baseada em economia de combustível e
custo-benefício explica por que esses compradores tendem a comprar marcas como
a Ford, que prioriza esses atributos em seus veículos”, diz Chris Travell,
vice-presidente de consultoria estratégica da MaritzCX.

 

Embora muito se tenha
comentado nos últimos meses sobre o crescimento das vendas de utilitários
esportivos, os compradores da Geração Z ouvidos no estudo mostraram uma
preferência esmagadora por carros pequenos e médios. Entre os cinco segmentos
mais desejados por esses consumidores, quatro são formados por carros, em vez
de utilitários ou picapes. Carros médios como o Ford Focus (chamados de
compactos nos EUA) são a escolha de 41,1% dos jovens; 14,7% optam por sedãs
grandes como o Ford Fusion (médios nos EUA); e 11,6% preferem compactos como o
Ford Fiesta (subcompactos nos EUA). O segmento de automóveis respondeu ??por
32% de todos os veículos vendidos nos Estados Unidos no ano passado, sendo o
restante distribuído entre utilitários e picapes.

 

“Os compradores
mais jovens de carros novos tendem a ter menos dinheiro que os mais velhos. Por
isso não é nenhuma surpresa que eles esmagadoramente prefiram carros, em vez de
picapes ou utilitários mais caros”, diz Travell. Comparado a essas
preferências, os compradores da chamada Geração do Milênio mostram um
comportamento mais diversificado. “Os compradores mais jovens da Geração do Milênio, com idades
entre 22 e 25 anos, se comportam como seus colegas mais jovens da Geração Z. Já
os ‘millennials’ mais velhos, com 26 a 35 anos, tendem a agir mais como a
Geração X quando se trata de comportamento de compra de veículos”, diz
Erich Merkle, especialista de vendas da Ford.