A Ford é a marca de
carros preferida pela chamada Geração Z, formada por jovens com idade entre 16
e 21 anos, segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela MaritzCX,
empresa especializada em experiência do consumidor. As pessoas dessa faixa
etária nasceram entre 1993 e 2001 e hoje representam uma pequena percentagem dos
compradores de carros novos. Mas, globalmente, somam 2 bilhões de pessoas e são
maior faixa etária do mundo. A Geração Z representa 21% da população total do
mundo e 25% da população dos EUA. Em 2020, seu poder de compra será igual ao
PIB dos EUA, de mais de 3,2 trilhões de dólares.
carros preferida pela chamada Geração Z, formada por jovens com idade entre 16
e 21 anos, segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela MaritzCX,
empresa especializada em experiência do consumidor. As pessoas dessa faixa
etária nasceram entre 1993 e 2001 e hoje representam uma pequena percentagem dos
compradores de carros novos. Mas, globalmente, somam 2 bilhões de pessoas e são
maior faixa etária do mundo. A Geração Z representa 21% da população total do
mundo e 25% da população dos EUA. Em 2020, seu poder de compra será igual ao
PIB dos EUA, de mais de 3,2 trilhões de dólares.
O estudo revelou que
entre as razões de compra desse grupo a economia de combustível ocupa o
primeiro lugar, seguida pelo design e preço. Ao mesmo tempo, foi detectada uma
tendência à compra de veículos menores.
entre as razões de compra desse grupo a economia de combustível ocupa o
primeiro lugar, seguida pelo design e preço. Ao mesmo tempo, foi detectada uma
tendência à compra de veículos menores.
Entre os mais de 1.000
jovens entrevistados, a Ford foi a marca mais citada como consideração de
compra. Entre as razões que justificam a aquisição de um veículo novo, 34%
apontaram a economia de combustível como a mais importante. O fato de o carro
atual estar ficando muito velho e com custo de manutenção muito alto aparecem,
na sequência, como segundo e terceiro motivos. “A decisão baseada em economia de combustível e
custo-benefício explica por que esses compradores tendem a comprar marcas como
a Ford, que prioriza esses atributos em seus veículos”, diz Chris Travell,
vice-presidente de consultoria estratégica da MaritzCX.
jovens entrevistados, a Ford foi a marca mais citada como consideração de
compra. Entre as razões que justificam a aquisição de um veículo novo, 34%
apontaram a economia de combustível como a mais importante. O fato de o carro
atual estar ficando muito velho e com custo de manutenção muito alto aparecem,
na sequência, como segundo e terceiro motivos. “A decisão baseada em economia de combustível e
custo-benefício explica por que esses compradores tendem a comprar marcas como
a Ford, que prioriza esses atributos em seus veículos”, diz Chris Travell,
vice-presidente de consultoria estratégica da MaritzCX.
Embora muito se tenha
comentado nos últimos meses sobre o crescimento das vendas de utilitários
esportivos, os compradores da Geração Z ouvidos no estudo mostraram uma
preferência esmagadora por carros pequenos e médios. Entre os cinco segmentos
mais desejados por esses consumidores, quatro são formados por carros, em vez
de utilitários ou picapes. Carros médios como o Ford Focus (chamados de
compactos nos EUA) são a escolha de 41,1% dos jovens; 14,7% optam por sedãs
grandes como o Ford Fusion (médios nos EUA); e 11,6% preferem compactos como o
Ford Fiesta (subcompactos nos EUA). O segmento de automóveis respondeu ??por
32% de todos os veículos vendidos nos Estados Unidos no ano passado, sendo o
restante distribuído entre utilitários e picapes.
comentado nos últimos meses sobre o crescimento das vendas de utilitários
esportivos, os compradores da Geração Z ouvidos no estudo mostraram uma
preferência esmagadora por carros pequenos e médios. Entre os cinco segmentos
mais desejados por esses consumidores, quatro são formados por carros, em vez
de utilitários ou picapes. Carros médios como o Ford Focus (chamados de
compactos nos EUA) são a escolha de 41,1% dos jovens; 14,7% optam por sedãs
grandes como o Ford Fusion (médios nos EUA); e 11,6% preferem compactos como o
Ford Fiesta (subcompactos nos EUA). O segmento de automóveis respondeu ??por
32% de todos os veículos vendidos nos Estados Unidos no ano passado, sendo o
restante distribuído entre utilitários e picapes.
“Os compradores
mais jovens de carros novos tendem a ter menos dinheiro que os mais velhos. Por
isso não é nenhuma surpresa que eles esmagadoramente prefiram carros, em vez de
picapes ou utilitários mais caros”, diz Travell. Comparado a essas
preferências, os compradores da chamada Geração do Milênio mostram um
comportamento mais diversificado. “Os compradores mais jovens da Geração do Milênio, com idades
entre 22 e 25 anos, se comportam como seus colegas mais jovens da Geração Z. Já
os ‘millennials’ mais velhos, com 26 a 35 anos, tendem a agir mais como a
Geração X quando se trata de comportamento de compra de veículos”, diz
Erich Merkle, especialista de vendas da Ford.
mais jovens de carros novos tendem a ter menos dinheiro que os mais velhos. Por
isso não é nenhuma surpresa que eles esmagadoramente prefiram carros, em vez de
picapes ou utilitários mais caros”, diz Travell. Comparado a essas
preferências, os compradores da chamada Geração do Milênio mostram um
comportamento mais diversificado. “Os compradores mais jovens da Geração do Milênio, com idades
entre 22 e 25 anos, se comportam como seus colegas mais jovens da Geração Z. Já
os ‘millennials’ mais velhos, com 26 a 35 anos, tendem a agir mais como a
Geração X quando se trata de comportamento de compra de veículos”, diz
Erich Merkle, especialista de vendas da Ford.