A Galena, empresa que importa e distribui ativos produzidos com tecnologia de ponta para farmácias de manipulação, traz em seus mais de 35 anos de história um relacionamento próximo com a realização de ações sociais. Já em 1990 realizou as primeiras atividades em parceria com instituições de Campinas, onde se localiza sua sede. Neste início o foco esteve na doação de alimentos, seguindo para ações com brinquedos no Dia das Crianças e Natal, doação de ovos de Páscoa, assim como doações financeiras.

 

Este comportamento moldou os padrões de ESG da empresa desde o início, construindo uma equipe socialmente consciente, gerida com boas práticas e que também desenvolveu no posicionamento de seus novos produtos e pesquisas a busca por padrões mais sustentáveis em toda a cadeia produtiva dos ativos de alta tecnologia trazidos para o público brasileiro.

 

Com esta cultura desenvolvida, as ações passaram a envolver também os funcionários da empresa, no grupo chamado Conexão de Voluntários Galena, que constituiu um time de voluntários que entregam pessoalmente as doações para as crianças e idosos nas sedes das entidades também realizando ações recreativas e educativas. Dessa forma, há a doação financeira mas também a dedicação de tempo, afeto, carinho e atenção.

 

Em 2023 a Campanha de Natal da empresa beneficia 60 instituições assistenciais de Campinas, com a doação de brinquedos para aproximadamente 15 mil crianças. Uma ação especial que enviou 300 brinquedos foi realizada no Centro Infantil Boldrini, hospital filantrópico especializado em oncologia e hematologia pediátrica, considerado um centro de referência mundial no tratamento de câncer infantil e doenças do sangue. Além disso, o time da Conexão de Voluntários Galena e o presidente da empresa Agenor Giuliette Júnior colaboraram com momentos recreativos com as crianças lá internadas para tratamento de câncer.

 

Com a constância e amplitude que as ações sociais da Galena alcançaram, a empresa desenvolveu em 2001 o projeto Ciranda da Esperança, com a intenção de promover a integração e educação de crianças na comunidade do seu entorno. Este foi premiado nos anos 2002 e 2006 pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, que a reconheceu com o selo de Empresa Amiga da Criança, como uma organização socialmente responsável e engajada com o desenvolvimento social e educacional das crianças. Além disso, em 2005 a empresa foi premiada com o Top Social ADBV da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e em 2023 reconhecida como Empresa Amiga da Primeira Infância pela prefeitura de Campinas.