Obras icônicas de Alberto Ferreira, Kilian Glasner e Martin Parr compõem o espaço da Galeria Lume na edição 2015 da ArtRio. Esta seleção curatorial tem como proposta reunir artistas cuja relação com a fotografia nos faz explorar os limites entre o cotidiano e o ficcional, instigando o público a questionar as noções já estabelecidas sobre o campo das grafias, seja em desenho ou em foto.

 

Entre as fotografias em exposição, o público encontra trabalhos diversificados como as séries “Rio de Janeiro”, de Alberto Ferreira  e “Black Country Stories”, de Martin Parr. Kilian Glasner, por sua vez, expande a inter-relação dos conceitos de fotografia e desenho, mesclando as duas técnicas para criar peças realistas, que desafiam o público a analisa-las como pintura ou como fotografia.

 

Esta é a terceira vez que a Galeria Lume participa do evento . Em 2014, apresentou as individuais de Gabriel Wickbold, Lili Roze, Maxi Cohen, José Guedes e Penna Prearo, e participou de feiras nacionais e internacionais como Parte, SP-Arte, Paris Photo LA (Estados Unidos) e Odeón (Colômbia). Para 2015, a programação da galeria já incluiu as individuais de Alberto Ferreira, Kilian Glasner e Florian Raiss, a 1ª Coletiva Experimenta, além das feiras SP-Arte, SP-Arte/Foto, Odeón, Arte Lima e Paris Photo LA. Ainda estão previstas exposições de Claudio Alvarez/ Fabio Cardoso e Martin Parr para este ano, bem como novas edições dos projetos paralelos Jazz na Lume e Sarau na Lume.