O Grupo JR participa da 28ª edição do Salão de Design, Inovação e Sustentabilidade de materiais (Inspiramais) lançando a couraça sustentável CLEX ND. Além do produto ser 100% reciclável, o processo de todo ele também é, atendendo às práticas ESG e ao conceito de Economia Circular. Detentora das marcas JClass e JR Dublagens e com unidades em Birigui (SP) e Sapiranga (RS), a empresa atende aos segmentos calçadista e têxtil há mais de 30 anos no Brasil e sempre traz novidades tecnológicas e ecologicamente corretas a cada edição do Inspiramais. O evento desse ano ocorre em 11 e 12 de julho, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre (RS).

De acordo com o Gestor de Desenvolvimento e Qualidade do Grupo JR, Gilson Contel, a couraça CLEX ND é totalmente reciclada. Ela é aquela parte interna da frente do calçado que dá firmeza ao tecido na ponta do sapato, também conhecida como biqueira. Composta por materiais recicláveis, o produto é feito com TNT 100% polipropileno ou poliéster extrudada e polímeros de EVA. Além disso, reaproveitam-se resíduos coletados nos clientes (conhecido como aparas) e outros resíduos (refiles), produzidos pela indústria, na confecção de um novo produto.

Com a criação de uma couraça e de seu processo 100% recicláveis, o ciclo é completo com maestria – produto, resíduo, reciclagem e transformação. A coleta desses resíduos ocorre quando a JClass entrega a mercadoria ao cliente, pois tem transportadora própria, chamada Rede. Com esse processo de logística reversa, o Grupo JR, somente deste tipo de resíduo, já coletou mais de 387,5 toneladas de aparas para reciclagem em 2022, evitando que esses materiais fossem despejados em locais impróprios ou destinados a aterros sanitários. “A estimativa é que a coleta tenha um incremento de 20% a 30% em 2023”, destaca o gestor.

O Grupo JR ainda conta com sua própria central de reciclagem para transformar os resíduos gerados. “Nossa responsabilidade ambiental vem desde a criação do grupo, assim como a busca incessante por melhores soluções sustentáveis para nossos clientes. Somos uma das principais empresas no País que realmente recolhe e reaproveita seus resíduos para criação de novos produtos.”