O Houston Airport System (HAS), localizado no Estado do Texas, recebeu uma licença da Administração Federal de Aviação (FAA) que permite ao Ellington Airport (EFD) estabelecer um local para Reusable Launch Vehicles (RLV), naves de lançamento reutilizáveis, o que o torna o 10º porto espacial comercial nos Estados Unidos. 

Quase dois anos depois de os membros do Conselho Municipal Houston (Houston City Council) terem cedido apoio ao projeto, a aprovação formal da FAA abriu as portas para planos que pudessem fazer com que o Ellington Airport se tornasse um ponto de operações aeroespacial, tais como lançamento de microssatélites, treinamento de astronautas, experimentos com gravidade zero, fabricação de naves espaciais e uma série de outras atividades em potencial. 

“Houston desempenhará um papel de liderança nas operações espaciais comerciais do século 21”, afirmou a prefeita de Houston, Annise Parker. “Acreditamos que a licença do Porto Espacial em Houston não servirá apenas como um provedor econômico para a cidade, mas também reforça a merecida reputação de Houston como um líder e um participante chave na indústria aeroespacial.”

Após trabalhar de perto com o Escritório Comercial de Transportes Espaciais da FAA, o Houston Airport System agora pode ir em frente com a infraestrutura e o suporte necessários para acomodar os RLVs – que executam lançamentos horizontais, em vez de verticais, semelhante aos de aviões comerciais.

 

“Houston tem estado à frente da história da aviação e da inovação ao longo de décadas”, afirma Mario C. Diaz, diretor de Aviação de Houston. “Esta oportunidade não reforça apenas uma conexão de longa data com a indústria aeroespacial, ela oferece a Houston mais uma chance de reforçar sua reputação como uma cidade voltada para o futuro, líder na criação de alta tecnologia, que é o tipo de emprego da próxima geração.”

 

Situado próximo ao Golfo do México e com mais de 400 hectares de terras prontas para serem utilizadas, o Ellington Airport é feito sob medida para preencher os requisitos necessários para operar o Porto Espacial. 

 

Como um todo, Houston oferece uma economia em expansão com uma base industrial aeroespacial sólida, uma força de trabalho treinada com experiência nas demandas de alta tecnologia de exploração do espaço e área disponível para o crescimento em um aeroporto localizado estrategicamente.

 

“Estamos ansiosos para completar a nossa visão de criar um conglomerado da indústria aeroespacial no Porto Espacial de Houston”, afirma Arturo Machuca, gerente geral do Ellington Airport, quem liderou os esforços para levar o projeto do Porto Espacial para o aeroporto. “Agora que somos oficialmente o 10º porto espacial comercial dos Estados Unidos, estamos prontos para trabalhar com nossos parceiros da indústria aeroespacial para aproveitar as vantagens de estar em uma localização única e com infraestrutura e recursos humanos que a 4ª maior cidade dos Estados Unidos tem para oferecer.”