Os avanços no
desenvolvimento de
aeronaves não tripuladas será o assunto do painel Aeroespacial do Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL
de Tecnologia da Mobilidade
, de 30 de setembro a 02 de outubro, no Pavilhão
Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo. As apresentações do painel
Aeroespacial, começam às 13h30 do dia 30 de setembro, no auditório Santana 1.

José Farat, chairperson do Comitê Aeroespacial do Congresso SAE BRASIL 2014, organizador do painel, e gerente de
Engenharia de Sistemas da Embraer, salienta que o painel trará as útimas
inovações e as tendências futuras em aeronaves não tripuladas, tecnologia que
ganha cada vez mais importância no mercado global. “Os VANTs são realidade no
setor de mapeamento, monitoramento, segurança e defesa e as possibilidades para
aplicação dessa tecnologia em outros segmentos são enormes”, diz o engenheiro.

Palestrantes – Karl Heinz
Kienitz, chefe do Departamento de Sistemas e Controle/Divisão de Engenharia Eletrônica
do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), falará de simulação de voo no
desenvolvimento de RPAS (RPAS-Remotely Piloted Aircraft Systems);

Rodrigo Fanton, diretor da Harpia Sistemas, do Grupo Embraer, mostrará novos
conceitos de Veículos Aéreos Tripulados Remotamente e suas futuras aplicações;

Ailton José de Oliveira Junior, Especialista em Regulação Civil da
Superintendência de Aeronavegabilidade da ANAC, apresentará o tema “Novos
requisitos de certificação para Veículos Aéreos Tripulados Remotamente.

José Ricardo Parizi Negrão, Engenheiro de Desenvolvimento Tecnológico da
Embraer, será o mediador.

Com o tema-título Construindo a mobilidade inteligente – Os veículos do futuro,
a programação do Congresso SAE BRASIL inclui três painéis-âncora
(Engenheiros-Chefe, Internacional e Presidentes), 14 painéis temáticos
(Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Compras, Educação de Engenharia,
Ferroviário, Logística, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção,
Motorsport, Qualidade, Segurança Veicular, Tecnologia da Informação, Telemática
e Infotainment, Veículos Elétrico e Híbridos).

O Congresso   apresentará cerca de 144 papers (trabalhos
técnicos inovadores nas diversas áreas da engenharia e modalidade de
transporte), selecionados entre trabalhos apresentados por engenheiros e
profissionais do Brasil e do exterior. Haverá, ainda, a Mostra Tecnológica com
os mais recentes avanços e inovações da indústria automotiva.