O INSPIRAMAIS, salão que apresentou mais de mil materiais inovadores para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias entre os dias 23 e 24 de janeiro, em Porto Alegre/RS, proporcionou, além de negócios para os seus cerca de 150 expositores de todo o Brasil, muito conteúdo. Ao longo dos dois dias de evento, foram mais de 10 palestras de profissionais renomados e especialistas em design, moda e sustentabilidade. Esta 29ª edição foi uma promoção da Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização foi do programa Brazilian Materials e o patrocínio do Sebrae Nacional.

 

Walter Rodrigues

Como tradicionalmente acontece, a palestra de inauguração do salão de moda foi a do estilista e coordenador de Design e Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Walter Rodrigues. Na oportunidade, o criativo falou sobre a pesquisa Intergeracional, que baseou a criação dos mais de mil materiais que foram apresentados durante o evento. Segundo ele, a pesquisa levou em consideração o fato de nunca na história da humanidade haver cinco gerações convivendo ao mesmo tempo. O fenômeno faz com que a moda não seja mais determinada por parâmetros etários e sim de consumo. “Hoje, o mesmo produto utilizado por um jovem pode ser utilizado por alguém com mais idade. Não existe mais diferenciação”, disse. Neste ponto, o estilista apontou que aparecem os temas “Estimulante”, que traz materiais coloridos, excêntricos, com muitas texturas, volumes e brilhos; e o “Techform”, no qual aparece a contraposição, com materiais mais funcionais e com propósito, superfícies lisas e acabamentos mais suaves, que trazem muitos aspectos tecnológicos agregados. Na cartela de cores da pesquisa Intergeracional há 30 cores, com destaque para as tonalidades de rosa, tons terrosos e azuis.

Também no primeiro dia, a palestra sobre o concurso ecoAR, conduzido pela Arezzo&Co em parceria da Quattro Projetos Culturais e com recursos da Lei Rouanet, teve destaque. A exposição foi conduzida pela Head de Sustentabilidade do grupo, Suelen Joner e por Flavio Enninger, Diretor da Quattro. Na oportunidade, os profissionais detalharam os passos para participação no concurso e os quesitos analisados, que premiou os melhores projetos de sustentabilidade no segmento da moda. O projeto ecoAR teve espaço no INSPIRAMAIS, onde apresentou as quatro iniciativas vencedoras do concurso: Projeto Agrofloresta Têxtil (Beto Bina), Projeto Maniocolor – corante têxtil à base de casca de mandioca (Sioduhi Studio), Projeto Banco de Resíduos Têxteis (Suzana Barreto Martins) e Projeto Bruk (Arthur Cesar Silva).

Ainda na programação do dia 23, o indígena, pesquisador e designer Sioduhi Piratapuya apresentou a tecnologia Maniocolor, um corante natural à base de raspas da casca da mandioca. Na oportunidade, o indígena do povo originário Piratapuya, do território do Alto Rio Negro, na Amazônia, ressaltou que o projeto faz parte da sensibilização sobre o uso sustentável do potencial da floresta. Citando dados alarmantes, como as mais de 90 milhões de toneladas de resíduos têxteis descartadas nos últimos anos e o fato de 17% a 20% da poluição das águas serem provenientes de tingimentos e tratamentos de tecidos, Sioduhi foi enfático: “Nascemos com o comprometimento de implementar soluções sustentáveis para a Amazônia e foi a partir daí que passamos a pesquisar os tingimentos naturais que respeitassem toda a nossa biodiversidade”.

O corante de mandioca foi utilizado em duas coleções do Sioduhi Studio, empresa fundada pelo indígena. Em 2022, foi apresentada a coleção Manioqueen e no ano passado a coleção Amõ Numiã: Ontem, hoje e amanhã. A partir de 2024, segundo ele, a meta é expandir ainda mais o processo na floresta amazônica, com projetos voltados à comercialização do material e colaborações com marcas do segmento da moda.

No dia 1 do salão, a programação ainda teve as palestras “Do insight à excelência Metodologias e Processos Criativos de Sucesso”, com Ricardo Benucci (Benucci Products); “Comunicação para sustentabilidade sem greenwashing”, com Cora Design e Alme; “Tecnologia da moda: rumo à sustentabilidade”, com Jordana Guimarães (Fashinnovation); e “Envelhecendo sem pirar”, com Patricia Parenza (influenciadora 50+).

 

No segundo dia, o destaque foi a palestra Periféricos 2025_II, que apresentou a pesquisa que dará origem aos materiais que serão apresentados na próxima edição do INSPIRAMAIS, nos dias 9 e 10 de julho. Na ocasião, Walter Rodrigues voltou ao palco da Arena de Inovação e destacou que as mudanças do contexto mundial, com o entendimento e fortalecimento da identidade de países que sempre estiveram nas zonas periféricas do considerado primeiro mundo, irá influenciar as próximas criações. Segundo ele, desde dos anos de 1990, acadêmicos reforçam a ideia do descolonialismo, cujo o conceito principal é um pensamento que se desprende de uma lógica de um único mundo possível e se abre para uma pluralidade de vozes e caminhos. “A descolonialidade refere-se ao processo que busca transcender historicamente a colonialidade”, disse o criativo, destacando que vivemos em um “mundo pós-Ocidental” que acarreta mudanças na moda e cultura.

Dentro da pesquisa Periféricos, Walter Rodrigues destacou os temas “Gingas”, que trouxe para a moda muitas texturas, estampas com ritmo/sequência, miçangas, sementes, rendados e materiais naturais sequenciados; “Malemolência”, com tecidos fluídos, movimento e brilho com aspectos furta cor; e “Cacofonia/Imperfeição”, que trouxe muita irregularidade, sobreposição, mix de padronagens e texturas e estampas na mesma base. Neste contexto, o criativo listou profissionais sul-americanos como Freddy Mamani (Bolívia), Samuel de Sabóia (Brasil), Rafael Pavarotti (Brasil), Luedji Luna (Brasil) e o hub de marcas e serviços do Nordeste, o Nordestesse (Brasil). Na catela de cores da pesquisa aparecem tonalidades de azul, terrosos, vermelho, roxo, verde, entre outros.

O segundo dia ainda teve as palestras “Acelerando resultados – dominando o funil de vendas no Instagram”, com Camilla Cruz Souza (Camilla Cruz); “Proud South, com Lili Tedde (Edelkoort South); “Hub Conexão Criativa – conheça as soluções criativas em sustentabilidade e inovação apresentadas pelo Impact Business Ecosystem”, com Flávia Vanelli (INSPIRAMAIS); “Preview do Couro 2025_II”, com Marnei Carminatti e Ramon Oliveira Soares (INSPIRAMAIS); e “Sustentabilidade – reuso como estratégia de negócio – Case re.sí ateliê”, com Amanda Py Camargo (re܂si ateliê).