Ontem, no Villlagio JK,  em São Paulo aconteceu a degustação da 26ª edição  e lançamento do Guia Descorchados 2024,  editado pela  Inner Editora e idealizado pelo chileno especialista e crítico de vinhos  Patricio Tapia. A publicação conta com três volumes no valor de R$ 295,00.

foto Tânia Müller

Trata-se  do maior evento de vinhos sul-americanos do mundo, e  um dos eventos mais aguardados do calendário do vinho no Brasil.  Na ocasião os participantes , que lotaram o local, puderam conferir  mais de 500  vinhos de mais de 100 vinícolas presentes. Foi sem dúvida uma oportunidade para conhecer os principais destaques do rótulos do presentes no guia, que  pela 1ª vez trouxe dois rótulos com a nota máxima de 100 pontos .Os tintos argentinos Zuccardi Finca Piedra Infinita Supercal 2021 e Catena Zapata Adrianna Vineyard Mundus Bacillus Terrae 2021

Catena presente ao evento foto Tânia Müller

O evento segue amanhã, dia 11,  para o Rio de Janeiro, com cerca de 50 rótulos que estarão presentes no deck do Village Mall, na Barra da Tijuca.

Vinyes Ocults Gran Malbec

A importadora Boca a Boca comemora mais uma conquista para o Vinyes Ocults Gran Malbec, que  após ter sido classificado com 97 pontos pela Decanter, o vinho recebeu 95 pontos pelo Descorchados, consolidando sua posição entre os melhores rótulos da Argentina. Considerado o mais exclusivo da família Vinyes Ocults, cada garrafa revela um equilíbrio perfeito entre acidez, presença de taninos e estrutura. Originário do Valle de Uco, em Mendoza, Argentina, este 100% Malbec passa por um processo de elaboração que inclui 12 meses em barricas novas de carvalho francês e mais 12 meses de armazenamento em garrafas.

Ao ser degustado apresenta uma cor violeta profunda, evocando notas de frutas pretas, violetas e hortelã. No nariz, revela aromas sedutores de baunilha e chocolate amargo. A experiência atinge seu ápice em boca, onde a excelente simetria entre acidez, álcool e taninos redondos e maduros define um vinho vivo com muita personalidade. O final persistente e sedutor confirma a qualidade do rótulo

 

 

 

Com 90 pontos, o Cerro da Cruz Nature Rosé Safra 2022 – Chardonnay, Pinot Noir e Tannat – é destaque no Descorchados 2024 na categoria Melhores da Campanha Gaúcha. No ranking, com 89 pontos também aparece o Cerro da Cruz Nature Safra 2022 – Chardonnay e Pinot Noir -, e com 88 pontos, o Cerro da Cruz Sur Lie Nature Safra 2022 – Chardonnay e Pinot Noir – e o Aliança Brut Rosé Safra 2022 – Chardonnay, Pinot Noir e Tannat.

Feito somente em anos de safras excepcionais, com corte de 80% Chardonnay e 20% Pinot Noir, o Cerro da Cruz Nature Rosé é elaborado pelo método tradicional, com uma evolução de guarda indicada de 6 anos. Após a colheita e preparação do vinho base, é feita a tomada de espuma na garrafa. Adicionam-se leveduras selecionadas e a fermentação ocorre com temperatura controlada de 14°C a 15°C. Após finalizar, permanece em contato com as borras finas em maturação por 20 meses. A remuage (giro da garrafa no pupitre para que as leveduras se direcionem ao gargalo da garrafa) é feita manualmente, agregando complexidade aromática, cremosidade e um perlage fino e intenso. Depois, é realizado o dégorgement (retirada da borra de leveduras do gargalo da garrafa), seguida pela adição de licor de expedição. Por fim, a rolhagem e a rotulagem do produto.

 

Junior e Neto com executivos da Norton foto Tânia Müller

A Casa Flora , leia -se  Carvalhal Neto e Adilson Carvalhal Jr. esteve presente apresentando a Bodega Norton,    que  possui cinco vinhedos distribuídos pelos principais terroirs da província de Mendoza. Na ocasião apresentaram os vinhos:

Norton Privado Family Blend 2020, 40% Malbec, 30%Cabernet Sauvignon  e 30% Merlot, o vinho de  cor vermelha rubi intensa., suntuoso na boca, frutado com ligeira presença de notas amadeiradas. Grande estrutura com uma delicada presença de taninos. Aromas complexos de frutas maduras e café. Colheita manual.

  • Norton Reserva Malbec 2023- 100% Malbec  .Colheita manual.. Possui Cor vermelha intensa com tons arroxeado.Na boca é amplo e carnudo com um final persistente.No nariz é um vinho expressivo com frutos pretos maduros, violetas,especiarias e tabaco.

-Norton Reserva Malbec 2023- 100% Malbec  .Colheita manual.. Possui Cor vermelha intensa com tons arroxeado.Na boca é amplo e carnudo com um final persistente.No nariz é um vinho expressivo com frutos pretos maduros, violetas,especiarias e tabaco.

-Norton Gernot Blend.Vinho icônico da Bodega Norton, Gernot recebeu o nome de seu proprietário. Este vinho é feito com uma seleção cuidadosa das melhores uvas Malbec, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc dos vinhedos mais antigos da Bodega Norton. Este blend único de 6 0% Malbec, 35% Cabernet Franc e 5% Cabernet Sauvignon, é envelhecido em barricas de carvalho francês durante 16 meses e posteriormente em garrafa por 12 meses.Possui Cor vermelha rubi escura intensa, aromas complexos e elegantes que refletem o caráter deste vinho, destacando-se os frutos vermelhos, especiarias e notas minerais.Caráter aveludado e taninos harmoniosos do Malbec, reminiscentes de fruta preta que perduram num final longo.

-Norton Malbec DOC 2022, 100% Malbec -Cor profundamente vermelha com tons violáceos.Aromas de frutas vermelhas maduras e pimenta preta Elegante na boca, com taninos amigáveis e uma estrutura aveludada arredondada

-Norton Reserva Chardonnay 2021- 100% Chardonnay -colheita manual. Cor amarela brilhante com tons esverdeados.O nariz apresenta frutos maduros e citrinos, com notas minerais e baunilha que lhe conferem grande complexidade e elegância Na boca mostra excelente equilíbrio entre doçura e acidez resultando em um final longo e persistente.

-Carlos Montes Tannat Crianza  2021-100% Tannat -Seco encorpado, com boa acidez e taninos bem estruturados. Final complexo e prolongado. Aromas de frutas vermelhas, couro, café e tabaco. As uvas são colhidas manualmente.

 

-Criado em Roble Blend Tinto- 45 % Tannat, 40% Syrah e 15% Merlot. Cereja intenso.Aromas de frutas vermelhas maduras, com notas tostadas e defumadas.Seco e muito encorpado, com boa acidez e taninos finos. Final prolongado.As uvas são colhidas manualmente.

-Montes Toscanini Crudo Tannat N°1-100% Tannat – Vinho de cor púrpura profundo e escuro com um nariz intenso, apresenta notas de frutas vermelhas e pretas
Ácido e perfumado na boca, taninos macios e redondos. Vinho muito equilibrado e expressivo. A linha de vinhos Crudo são vinhos com intervenção mínima. Nesta vinificação, o enólogo procura reduzir ao mínimo as intervenções e permitir que a uva expresse todo o seu potencial natural. Ao não adicionar sulfitos, é necessário ter uma matéria-prima de excelente qualidade para atingir a qualidade organoléptica desejada. Para isso, as vinhas são trabalhadas com desbaste e desfolha para que os cachos estejam saudáveis no momento da colheita. Todos eles realizam fermentação malolática. Os vinhos não têm adição de colantes ou estabilizantes, pelo que é correto que existam sedimentos na garrafa. Não tem vazamentos. São vinhos sensíveis às mudanças de temperatura e recomenda-se que sejam consumidos até dois nos após a colheita

  • Norton Altura Cabernet Franc 2022 100% Cabernet Franc- Cor vermelha rubi intensa Sua complexidade, estrutura arrojada e acabamento aveludado transmitem a condições extremas do terroir Aromas frescor selvagem com um toque de menta e notas condimentadas.

-Norton Altura Pinot Noir 2023-100 % Pinot Noir -Cor vermelha rubi Seus taninos doces antecipam seu caráter varietal elegante e típico Aroma elegante de cereja com notas de violeta