O famoso caqui PersiMon®, de origem espanhola, retorna ao país este mês, prometendo revolucionar o paladar dos brasileiros. Para marcar sua chegada, diversas atividades serão realizadas com os consumidores eprincipais distribuidores, promovendo degustações.

De cor laranja brilhante, se destaca por sua textura firme e crocante e seu leve sabor de baunilha. Não é adstringente, tornando a degustação uma experiência única, diferente das variedades locais que são consumidas quando muito moles.

Seus frutos são colhidos à mão, cuidando ao máximo dos detalhes – calibre, aparência, grau de maturação -, conferindo-lhes um caráter único. Apenas os frutos desta DOP – denominação de origem protegida – podem levar o nome de PersiMon®, com a garantia de estarem sempre maduros e prontos para comer ao chegar às lojas. Mas além do sabor, oferece grandes benefícios à saúde. Rico em antioxidantes, vitamina C e fibra, o caqui é um aliado para aqueles que buscam uma dieta equilibrada. Com apenas 66 calorias, é também uma fonte de provitamina A, potássio, fósforo e magnésio.

A fruta é rica em água, proporcionando hidratação e energia com seus açúcares naturais. A grande quantidade de fibra, (2,5 g), , beneficia a saúde gastrointestinal e proporciona saciedade, tornando-se um aliado para pessoas com sobrepeso ou diabetes. Uma verdadeira mais-valia para a forma física e saúde. Fornece energia e antioxidantes, contendo um terço da dose diária recomendada de provitamina A (2710 ul).

Na Europa, sua reputação já está consolidada. Seu sabor delicioso e refrescante, que lembra as frutas de verão, aparece nos meses mais frios, de outubro a janeiro, quebrando a monotonia das bancas de frutas. Além disso, os caquis não têm caroço nem sementes e a sua casca é comestível, tornando-os uma escolha ideal para todas as idades e uma opção saudável em comparação com alimentos industrializados. Costumam apresentar pequenas manchas externas e pequenos defeitos superficiais que de forma alguma afetam sua qualidade.

Para os gourmets, é extremamente versátil. Seja cru, em purê, com carne ou até em receitas mais elaboradas, esta fruta pretende ser a estrela espanhola das mesas brasileiras. Da cor do sol, com sua pele suave, lisa e brilhante, é apetitosa e deliciosa ao extremo. Sua polpa firme convida a mordê-la e desfrutar de seu sabor levemente doce com um toque de baunilha. Seu objetivo é claro: fornecer energia e vitaminas para enfrentar a chegada do verão. Uma fruta “coringa” para saborear a qualquer hora do dia.  Pode ser comido cru de várias formas, e cada amante da culinária encontrará sua favorita. Saboreia-se como uma maçã, fresca, em fatias ou em purê.

De acordo com a Agência Espanhola de Segurança Alimentar, um caqui PersiMon® fornece:

43% da fibra diária recomendada

22% do potássio diário

43% do ferro diário para homens e pelo menos 30% para mulheres

18% do manganês diário

23% da vitamina C diária

Conforme a legislação em vigor, os caquis PersiMon® podem incluir as seguintes declarações:

Baixo teor de gorduras

Baixo teor de sódio/sal

Fonte de fibra

Confira algumas receitas:

Carpaccio de caqui PersiMon® e robalo marinado com limão e flor de sal

Serve 4 pessoas

Ingredientes
2 caquis PersiMon®
4 filés de robalo
100 g de vegetais da sua preferência
1 punhado de sementes germinadas
Raspas de 1/2 limão
1 colher de chá de suco de limão
1 colher de chá de molho de soja
3 colheres de sopa de azeite
1/2 colher de chá de flor de sal
Pimenta a gosto

Preparo

1 – Prepare a marinada: numa tigela, misture o azeite, o suco de limão e o molho de soja.
2 – Corte os filés de robalo em rodelas finas. Despeje a marinada sobre eles e deixe descansar por pelo menos 10 minutos. Adicione os vegetais e as sementes germinadas, misturando bem.
3 – Tempere com flor de sal e pimenta.
4 – Descasque os caquis e corte-os em tiras finas. Disponha-os em um prato.
5 – Coloque o robalo marinado por cima e finalize com as raspas de limão.

 

Caqui PersiMon® com bolachas marinado no merengue

Serve 4 pessoas

Ingredientes
2 caquis PersiMon®
Suco de 1/2 laranja
Raspas de laranja
1 colher de chá de licor de laranja
1 colher de sopa de açúcar em pó
6 gotas de essência de baunilha
6 bolachas trituradas de sua escolha
2 claras de ovo
40 g de açúcar de confeiteiro
1 pitada de sal

Preparo
1. Prepare a marinada: numa tigela, misture o açúcar, o licor, o suco de laranja, as raspas e as gotas de baunilha;
2 – Descasque os caquis PersiMon® e corte-os em cubinhos. Despeje a marinada sobre eles e deixe descansar por pelo menos 10 minutos;
3 – Bata as claras em neve com uma pitada de sal até ficarem firmes, incorporando aos poucos o açúcar de confeiteiro;
5 – Em forminhas, adicione a marinada de caqui , as bolachas trituradas e finalize com o merengue utilizando um saco de confeitar;
6 – Se quiser, finalize maçaricando o merengue.