Trator de Esteira D180C   clicado por :Paulo Correia

Força,
baixo consumo e agilidade são alguns dos atributos presentes no novo lançamento
da New Holland Construction: o D180C, primeiro trator de esteiras com
tecnologia de transmissão hidrostática, com potência superior a 200hp,
produzido no Brasil. O D180C reúne qualidades já conhecidas nas linhas D150B e
D140B, lançados pela marca na América Latina em 2014, acrescentando uma dose
ainda maior de robustez e produtividade. Fabricado na unidade industrial da New
Holland em Contagem (MG), o novo modelo pode ser adquirido pelas linhas de
crédito do Finame.

“O
D180C carrega o DNA de inovação da marca que traz em
seu histórico a introdução de diversas tecnologias ao mercado de máquinas de construção”,
afirma Nicola D’Arpino, vice-presidente da New Holland Construction para a
América Latina. “Somos hoje a marca com a maior linha de tratores de esteiras
de 0 a 250 hp produzida no Brasil, sempre procurando apresentar aos nossos
clientes novidades que representem ganhos em produtividade e eficiência, assim
como a redução dos custos de operação”, explica o executivo.

Transmissão hidrostática: mais
conforto e menor custo de manutenção

De
acordo com Fernando Neto, especialista de produto da marca, a transmissão
hidrostática é um dos principais atributos do D180C, diferentemente dos
sistemas de transmissão mecânicos comumente encontrados nos tratores de
esteiras, principalmente nos de grande porte. Para o operador, a inovação
presente na D180C representa mais conforto e produtividade. Para a máquina,
menos desgaste mecânico e, consequentemente, queda nos custos de manutenção.

“Não
há necessidade de passar marcha, pois a tecnologia de transmissão hidrostática
não possui os dispositivos mecânicos encontrados em um trem de força
tradicional, como transmissão mecânica, conversor de torque, dumper, pacotes de freio,
embreagem de direção, entre outros itens de desgaste que geram maior custo de
manutenção”, explica Neto.

 Em
vez de tudo isso, segundo ele, há somente um sistema de bomba dupla de pistões
(fluxo variável) conectado, de forma independente, a dois motores hidráulicos.
Todo o controle de deslocamento se faz por um joystick que possibilita virar com tração
ambas as esteiras ou até mesmo a realização do giro em torno de um ponto – a
chamada contra-rotação.

Além
disso, o D180C possui o motor NEF 6, da FPT Industrial, com 214 hp de potência
líquida, acoplado diretamente ao sistema de transmissão hidrostática.

 
Características do D180C


22 toneladas de peso operacional;


214 hp de potência líquida;


Material rodante XLT com esteira de 610 mm;


37933 kgf de força de tração;


9,3 km/h (frente e ré) de velocidade máxima;


4 ajustes de velocidade máxima;


3 modos de velocidades a ré;


3 modos de severidade da direção;